Gincana do IFRO Calama coleta mais de mil quilos de materiais recicláveis

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 16h32 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 17h19 | Acessos: 47969

Alunos separam recicláveis

A Gincana “Entregue seu Reciclável” foi realizada entre os dias 18 de maio e 07 de junho pelos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Foram entregues mais de 1 mil quilos de materiais recicláveis. Os materiais foram entregues a uma instituição selecionada por meio de edital de chamamento público que cadastrou organizações sociais para parceria na coleta dos materiais. O projeto foi institucionalizado por meio do edital de fluxo contínuo para atividades de extensão que favoreçam ações que tenham prioritariamente relação com a comunidade externa do IFRO e envolvimento dos alunos, valorizando a atuação protagonista deles.

De acordo com a Professora do Curso de Informática, Daniela Tissuya Silva Toda, a gincana foi realizada com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar acerca da importância ambiental e social do descarte seletivo de resíduos, e faz parte das ações de educação ambiental do projeto ‘Ponto de Entrega de Recicláveis na Escola’. O projeto, segundo ela, prevê a implementação de um ‘Ecoponto’ no campus para que toda a comunidade escolar e os moradores do entorno possam descartar materiais recicláveis como plásticos, metais, celulose e vidro.

Nessa etapa foram arrecadados 147 kg de plásticos (PET e PEAD); 28,5 kg de metais e 918 kg de celulose (papel e papelão), num total de 1.093,5 kg. Daniela acrescenta que o resultado da gincana foi surpreendente e que a adesão dos alunos e o apoio dos servidores do campus foram essenciais para sucesso da ação. Ela também informa que a equipe vencedora da gincana será contemplada com uma visita técnica a uma comunidade agroecológica no segundo semestre deste ano.

Previsto para ser implementado no próximo semestre, o Projeto do Ecoponto possui um perfil no Instagram para divulgar as ações. A equipe é composta pelos professores: Daniela Tissuya Silva Toda, Cássio Alves Lus e Celso José Roberto Soares Júnior. As alunas que fazem parte da equipe são: Arantxa Tanwing Saavedra, Alessa Ramos de Lima, Débora Luciano Gomes, Mag Valéria Borges Velotto, Vitória Mayra da Silva Souza e Ariely Cavalcante do Nascimento.

Desenvolvimento sustentável

Para Daniela Toda, “a gincana foi importante para a conscientização do volume de resíduos que descartamos durante o nosso consumo cotidiano de produtos. Isso está alinhado com a agenda da ONU (Organização das Nações Unidas), conhecida como ODS 2030, que estabelece objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável, entre os quais, o “consumo e produção responsáveis”. Além disso, “é fundamental trabalharmos a formação de cidadãos cientes do nosso papel na comunidade e na sustentabilidade”, diz a professora. Ela informa, ainda, que a meta é também a de promover outras ações, como palestras ministradas pela Associação Comunitária de Moradores da Vila Princesa e por membros de cooperativas de catadores para os alunos do campus e das escolas do entorno.

• Alunos_auxiliam_na_coleta_de_materiais_recicláveis
  • Alunos_e_servidores_se_envolveram_na_gincana