Campus Calama e ACCA Software firmam parceria para utilização gratuita de programas de alta tecnologia em arquitetura e estruturas

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2022, 14h34 | Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2022, 14h34 | Acessos: 25017

Logo ACCA softwareO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, firmou parceria com a ACCA Software. O acordo tem como premissa a oferta de uma educação abrangente, atual e alinhada com o mundo do trabalho, levando o Campus Calama a buscar parceria com empresa desenvolvedora de soluções BIM na área de arquitetura e estruturas.

A ACCA Software é sediada na Itália e fornece soluções cada vez mais atuais e procuradas por profissionais e universidades do mundo todo visando agilidade, precisão e segurança nos dados quando o assunto é BIM e ambiente de desenvolvimento integrado. A sigla em inglês é referência à Building Information Modeling, e significa em português: Modelagem da Informação da Construção.

A empresa sempre se mostrou solícita durante todas as tratativas e atendeu prontamente ao pedido do Campus Porto Velho Calama, enquanto a instituição busca desenvolver seu complexo tecnológico voltado para o ambiente BIM, explica o Professor do Curso de Edificações/Engenharia Civil do IFRO Calama, Adel Rayol de Oliveira Silva.

“A empresa acaba de confirmar o recebimento da documentação para o acordo e liberou com isso as 45 licenças acadêmicas dos softwares, por meio da gentil e nobre senhora Chiara Schiavone”, comemora o docente, que avalia ser esse mais um passo importante para a comunidade acadêmica. A parceria trará dinamismo e subsídios para os projetos de pesquisa e extensão do campus no momento em que este poderá contar com ferramentas BIM de reconhecimento mundial e de forma gratuita.

O próximo passo da parceria será que os docentes interessados em conhecer a empresa e as soluções poderão participar dos treinamentos a serem ofertados. Bem como docentes e alunos poderão realizar download, instalação e uso dos softwares ACCA, tais como o Edificius (projeto arquitetônico), EdiLus (cálculo estrutural com modelador FEM integrado), PriMus (orçamento, planeamento e controle de obras), Solarius PV (projeto de sistemas fotovoltaicos), CerTus SCAFFOLDING (projeto de andaimes), CerTus HSBIM (gestão de canteiros de obras), TerMus PLUS (análise e simulação energética da construção), TerMus BRIDGE (cálculo de pontes térmicas), usBIM.viewer+ (visualizador IFC), usBIM (BIM Management System) e  usBIM.platform (plataforma colaborativa BIM conforme ISO 19650).