Secundaristas do Campus Calama movimentam Semana de Saúde, Cultura, Esporte, Lazer e Educação para a Vida

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 09h41 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 09h43 | Acessos: 42204

Alunos 2 ano Informatica Conflito entre gerações Realizada nos dias 2 e 3 de junho, as atividades da Semana de Saúde, Cultura, Esporte, Lazer e Educação para a Vida do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, mobilizaram os alunos. Participaram estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Edificações, em Eletrotécnica, em Informática e em Química. As atividades ocorreram em paralelo à realização dos jogos internos da unidade.

Estabelecida pela Lei 1.1988/2009, a Semana de Educação para a Vida é realizada nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o país, em calendário escolhido, com a finalidade de ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes do currículo obrigatório. Orientados pelos professores e reunidos em salas temáticas, os alunos representaram e discutiram assuntos como ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, gênero e sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direito do consumidor, entre outras.

De acordo com o Chefe do Departamento de Assuntos Estudantis, David Mourão Lopes, “as ações da semana buscam estimular o trabalho coletivo e o protagonismo dos estudantes”. Segundo ele, a turma que apresentar maior destaque em relação aos critérios de fidelidade ao tema, organização, criatividade e acessibilidade será premiada com um passeio em localidade a ser ainda escolhida.

A criatividade foi o ponto alto na participação dos alunos dos diversos cursos do Campus Porto Velho Calama, que ornamentaram as salas com balões coloridos e explanaram os temas apoiados em fotografias e ilustrações variadas e com apresentação teatral, como o grupo de alunos do 3º ano vespertino de Edificações que abordou o tema do Assédio Moral com a peça “A vidinha de Teresa”. Com ingresso impresso e bilheteria para o acesso, a peça demonstrou como se dá as variadas formas de assédio, no trabalho, na escola ou no próprio convívio familiar.

Os discentes do Curso Técnico em Eletrotécnica matutino realizaram um teatro em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que resgatou a história do tema e apresentou poemas e interpretações nessa modalidade de comunicação. Adolescência e formação da identidade foram temas minuciosamente apresentados pelos alunos do Técnico em Edificações matutino, que discorreram sobre as diversas fases e dúvidas existentes na adolescência; a hora de tomada de decisões na pós-adolescência; a preparação e a utilização da internet em favor de planejamento financeiro e de alternativas de renda.

Uso de drogas e de álcool foram temas apresentados pelos alunos do 2º ano matutino do Técnico em Informática. Gênero e Sexualidade, pelos alunos do 3º ano do mesmo curso. E bullying e violência foram abordados pelos alunos do 2º ano vespertino em Edificações. Conflito entre gerações foi abordado em quatro cenas que discutiram bissexualismo, machismo, diversidade política e tecnologia. Ana Beatriz Pimenta, do 2º ano de Informática vespertino e participante desse grupo, disse ser necessário discutir esse tema que aborda “diferentes opiniões”.

Ana tem 16 anos e mostra que o tema deve ser discutido para se pensar as atitudes de cada pessoa. Muitas vezes, segundo ela, uma pessoa mais velha como um avô ou avó compreende melhor as atitudes de um adolescente do que propriamente os pais que têm uma idade mais próxima dos filhos. Para a aluna, a compreensão também pode ser modificada de acordo com o grau de estudo e da personalidade formada durante a vida. “São pessoas com conflitos de diferentes maneiras e podemos aprender uns com os outros. Todos têm o que passar, considerando que há vários tipos de família”, afirma Ana, que também participa dos jogos internos. Ela joga futsal, handebol e tênis de mesa.

O Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, acompanhado do Diretor de Ensino, Kariston Dias Alves, visitou as salas temáticas e parabenizou a abordagem dos alunos na apresentação dos assuntos.

• Aluna_Ana_Beatriz_Pimenta_opinou_sobre_conflito_entre_gerações
  • Alunos_2_ano_Informatica_-_Conflito_entre_gerações