Calama abre nesta 3ª a Semana de Saúde, Cultura, Esporte, Lazer e Educação para a Vida

Publicado: Segunda, 30 de Mai de 2022, 16h17 | Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2022, 17h22 | Acessos: 51023

Semana de Saúde Esporte Lazer e Educação para a vida Campus Calama

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, fará a abertura oficial da Semana de Saúde, Cultura, Esporte, Lazer e Educação para a Vida na noite desta terça-feira, 31, às 19 horas. O objetivo do evento é o de promover o desenvolvimento integral com vistas a estimular a consciência às práticas saudáveis no âmbito da saúde, do esporte e do lazer, tendo como eixo transversal a cultura em suas diferentes manifestações.

A Semana será aberta pelo Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, com a participação do Diretor de Ensino, Kariston Dias Alves, e do Chefe do Departamento de Assuntos Estudantis, David Mourão Lopes. Vai contar com a presença dos alunos dos quatro cursos técnicos integrados ao ensino médio: Edificações, Eletrotécnica, Informática e Química. E envolver ainda a família dos alunos e a comunidade local.

Durante a cerimônia de abertura será feita uma homenagem simbólica às vítimas da covid-19, fato que envolveu toda a sociedade brasileira e que gerou, inclusive, o cancelamento de muitas atividades que envolviam os alunos no período em que tiveram que permanecer no ensino remoto.

No período de 1º a 7 de junho e integrado à Semana, serão realizados os Jogos Internos do Campus Porto Velho Calama (JICS 2022), oportunizando aos alunos momentos para que exercitem a integração, a socialização e a disputa justa, revelando o prazer de jogar e exercer o direito ao lazer em meio à comunidade escolar. Na abertura do evento, será feita uma intervenção poética com Márcia Letícia e em seguida será convidado um egresso do Campus Calama para acender a tocha que representará os jogos durante o período de sua realização.

JICS 2022

O objetivo dos Jogos Internos é o de contribuir com a prática desportiva e recreativa, alicerçada no bem-estar físico, mental e cultural para que os alunos interajam e reflitam sobre suas práticas, reconhecendo as próprias limitações, de seus companheiros e dos oponentes, respeitando as regras e superando os obstáculos e desafios que os jogos proporcionam. Os alunos vão competir em sete modalidades esportivas, sendo: basquete, futsal, vôlei, handebol, tênis de mesa, xadrez e atletismo.