Campus Porto Velho Calama mostra sistemas para melhorias da pecuária leiteira e da piscicultura na Rondônia Rural Show

Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2022, 17h34 | Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2022, 17h35 | Acessos: 58758

boia de monitoramento

Um aplicativo digital que gera o diagnóstico zootécnico das vacas leiteiras (+ Leite); um sistema de gerenciamento de gado (Gado Pesado) e um sistema para gestão e monitoramento dos índices de qualidade da água para tanques de piscicultura (Tanque Saudável) serão as inovações tecnológicas que o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estará demonstrando durante a Rondônia Rural Show deste ano, que acontece em Ji-Paraná, no período de 23 a 28 de maio.

+ Leite – Um aplicativo para celular, desenvolvido num acordo de cooperação técnica entre o IFRO e a Embrapa-RO. Lançado em 2020, o aplicativo já conta com cerca de 1.200 usuários, conforme explica o professor Kaio Alexandre da Silva, Mestre em Ciências da Computação, doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia. Do projeto, participou o pesquisador Luiz Francisco Machado, da Embrapa, e o aluno Bruno Felipe Pfeifer Silva, do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Porto Velho Calama. Com o aplicativo, é possível fazer um cadastro para cada animal e melhorar a qualidade do rebanho leiteiro. Ele mostra a fase de lactação e indica se estão adequados os índices corporais e de eficiência reprodutiva. Num curto espaço de tempo, traz as recomendações necessárias em relação ao manejo do pasto ou a suplementação por ração. Aponta as vacas que poderiam estar prenhas e o melhor índice de produtividade. Disponível no Google Play para Android, o aplicativo terá o lançamento para iPhone durante a Rondônia Rural Show.

Gado Pesado - Sistema multiplataforma de gerenciamento de gado, de acesso à internet e também por aplicativo digital.  Indica o melhoramento genético através do controle hereditário.  Controla a árvore genealógica do animal, indicando se há tendência para a engorda. Integrado com o sistema de visão computacional, faz a identificação do peso através de câmeras instaladas junto à área de alimentação dos animais. O desenvolvimento desse sistema contou com a participação dos alunos Bruno Felipe Pfeifer Silva e Luiz Paulo Martins Beleza Bittencourt.

Tanque Saudável –Sistema para gestão e monitoramento dos índices de qualidade da água em tanques de piscicultura. Gerencia tanques de piscicultura em nível de produção e cultura produzida por tanque.  Com a integração de uma boia, detecta se a qualidade da água está caindo e indica medidas preventivas antes que a produção obtenha prejuízo.  Reduz a perda e aumenta a produtividade, baseado em parâmetros como turbidez e temperatura da água, PH, e indica a quantidade ideal de peixes por tanque. É um sistema on-line, com previsão de lançamento para o próximo ano. De acordo com o professor Kaio, esse sistema centra a atenção no usuário, antes do técnico, por isso há uma preocupação com a simplificação. Desse projeto participam os alunos Carlos Eduardo Santos Souza, Lucas Lima de Moura dos Santos, Luiz Paulo Martins Beleza Bittencourt, Jéssica Araújo, Bruno Felipe da Silva, Welliton da Silva e o professor Márcio Rodrigues Miranda, doutor em Biologia.

Kaio Alexandre explica que a utilização do sistema para o piscicultor vai evitar perdas e prejuízos futuros. “O monitoramento da água em tempo contínuo em parâmetros ideais significa a garantia de um desenvolvimento saudável dos peixes e melhor lucratividade para o produtor”, destaca. O protótipo da boia de monitoramento foi apresentado no Congresso de Pesquisa e Extensão (Conpex), realizado pelo IFRO-Zona Norte em 2018 e selecionado na Campus Party SP de 2019, na mostra Campus Future de projetos inovadores.

Alunos e professores que desenvolveram os sistemas no IFRO Campus Porto Velho Calama fazem parte do Grupo de Pesquisa em Soluções Tecnológicas (Gotec), criado em 2017 e vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil (CNPq). O professor Kaio e os alunos Carlos Eduardo, Lucas Lima e Luiz Paulo estarão apresentando os sistemas e aplicativos na Rondônia Rural Show, nos dias 24 a 27 de maio.

Crédito imagem: http://tanquesaudavel.com.br/public/