Reforma e readequação de áreas amplia utilização de espaços do Campus Calama

Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 11h59 | Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 11h59 | Acessos: 65705

Vista central da fachadaAs obras de readequação das áreas externa e interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, estão sendo finalizadas e vão dar melhores condições de trafegabilidade para os usuários que acessam a unidade.

De acordo com o Diretor de Planejamento e Administração do campus, Sidivan Alves do Nascimento, a maior parte das obras foi executada durante o período da pandemia de covid-19, época em que as atividades educacionais foram mantidas de forma remota. Nesse período, foi feita a readequação da calçada externa e a remodelagem da guarita, com a finalidade de melhorar a segurança, a acessibilidade, além do acesso ao estacionamento.

Na área do estacionamento, segundo o Diretor, foi feita a sinalização do espaço e organizada a arborização. Ele explica que também foi fechado com cerca de grade um acesso na área lateral que permitia a entrada pela parte dos fundos do campus. Agora, todo e qualquer acesso será somente pela recepção de entrada, passando pelas catracas instaladas.

Sidivan explica que na área interna foi realizada a manutenção do prédio com a troca de calhas e pintura, visando reparar problemas de infiltração. Está sendo concluída a adequação do bloco administrativo-pedagógico, com colocação de gesso e reestruturação do espaço para facilitar a utilização pelos setores que a ocupam.

Até o momento, foram investidos recursos na ordem de R$ 1,1 milhão. Com recursos próprios, foi feita manutenção e a readequação de laboratórios e trocas de bancadas; reforma do refeitório e da cantina.

Equipamentos entregues

Outros R$ 825 mil foram investidos na aquisição de 81 computadores para o Laboratório de Informática. Além de quatro Nobreaks de 10 KVA e de memórias e SSDs para os computadores, para atender a Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI).

Campo de futebol

A reforma do campo de futebol é outra obra já iniciada. O investimento será de R$ 860 mil, com serviços de terraplanagem, renovação da grama e do alambrado, instalação de arquibancada e bancos-reserva. Com previsão de 90 dias de execução, poderá ser entregue no próximo mês de agosto.

Escola funcional

“Queremos cada vez mais um prédio adequado às condições de acesso e boa utilização, bem sinalizado, que facilite o deslocamento dos alunos e servidores que utilizam esses espaços. Por isso, nosso esforço em melhorar esses acessos com as obras que estão sendo concluídas. Queremos uma escola funcional e alegre e que seus espaços beneficiem a interação de todos”, destaca o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio.

O gestor também faz menção aos painéis visuais instalados nos corredores das salas de aulas e laboratórios, com vistas a estimular aos alunos no retorno presencial ao campus sobre os grandes nomes destacados nas ciências e tecnologia. A matéria sobre o novo visual do Calama pode ser acessada neste Link.

• Obras_da_área_interna
  • Pintura_da_fachada