Edital do Programa de Monitoria Voluntária de Fluxo Contínuo é publicado no Campus Porto Velho Calama

Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 19h31 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 19h51 | Acessos: 74915

Foto Campus CalamaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, publicou edital de seleção para o Programa de Monitoria Voluntária de Fluxo Contínuo, destinado aos alunos matriculados nos cursos técnicos de nível médio (integrados e subsequentes ao ensino médio) e graduações. As vagas são para até três monitores atuando simultaneamente, por disciplina.

O objetivo é regular a seleção de estudantes monitores para a realização de atividades de monitoria na modalidade voluntária (colaboradores não remunerados), no decorrer no ano de 2022, visando promover o acompanhamento e a instrução suplementar de estudantes no exercício das atividades letivas de rotina, que apresentem baixo índice de aproveitamento acadêmico, como as decorrentes do período de pandemia, por meio de reforço escolar, de recomposição de estudos e aprendizagens, entre outras formas de apoio colaborativo.

A finalidade da monitoria é o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem integrado aos diversos componentes curriculares nos diferentes cursos, níveis e modalidades de ensino do IFRO Campus Porto Velho Calama, promovendo a articulação entre as atividades teóricas e práticas. Além disso, é uma oportunidade de agregar carga horária ao currículo, visto que as horas cumpridas em atividades de monitoria podem ser aproveitadas, dentre outros, para computar atividades complementares e estágio, desde que previsto no projeto pedagógico do curso, bem como pontuação em processos seletivos nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

Modalidade

A Monitoria Voluntária de Fluxo Contínuo – 2022 propõe a inserção de estudantes em atividades de educação, realizadas nas dependências do Campus Porto Velho Calama, em horários compatíveis com suas atividades acadêmicas, sem pagamento de bolsa. As atividades de monitoria visam, portanto, promover o acompanhamento suplementar de estudantes no exercício de formas de apoio colaborativo, proporcionando aos discentes uma maior participação nas atividades acadêmicas como estratégia para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

A partir da sua publicação em março, o período de vigência do Edital de Monitoria Voluntária de Fluxo contínuo – 2022 será durante todo o ano/período letivo. E no caso dos cursos semestrais, abrangerá os semestres 2022.1 e 2022.2, podendo a inscrição ser submetida a qualquer tempo, desde que haja prazo hábil para execução do cronograma previsto.

Para serem beneficiados com a vaga do Programa de Monitoria Voluntária os estudantes devem atender os seguintes requisitos: estar devidamente matriculado no IFRO Campus Porto Velho Calama a partir do 2º ano, para os cursos Integrados, e 2º período, para os cursos subsequentes e graduações; apresentar desempenho na disciplina pretendida, com comprovação por meio do Histórico Escolar, com média anual ou semestral igual ou superior a 60 no último ano/semestre em que cursou a disciplina na qual pretende atuar como monitor; comprovar rendimento igual ou acima de 70 em disciplina similar, quando for estudante do curso de graduação e pretender atuar como monitor no ensino médio integrado, mediante anuência da Diretoria de Ensino; possuir disponibilidade de tempo de 4 a 12 horas semanais para o cumprimento do plano de atividades da monitoria apresentado pelo professor orientador; não possuir antecedente de desvio de conduta disciplinar nos últimos 12 meses, comprovado nos seus assentamentos acadêmicos pelo Departamento de Apoio ao Educando (Depae); e não apresentar baixo rendimento em três disciplinas ou mais, com reincidência a qualquer tempo no ano letivo.

As inscrições nas atividades de Monitoria Voluntária de Fluxo Contínuo – 2022 serão realizadas pelo professor orientador, mediante formalização de processo via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), encaminhado à Diretoria de Ensino, estabelecendo o plano de atividades a ser realizado durante o período de monitoria.

Para ler o Edital 18/2022/PVCAL-CGAB/IFRO clique neste LINK.