Alunas do Curso Técnico em Informática do Campus Calama vão desenvolver aplicativo para auxiliar na compostagem doméstica

Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 09h21 | Última atualização em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 09h21 | Acessos: 92132

arte projeto Power4girlsUm aplicativo para auxiliar na compostagem doméstica de produtos orgânicos será desenvolvido por uma equipe formada por alunas do segundo ano do Curso Técnico em Informática, do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A atividade faz parte do Programa ‘Power4Girls – Empower to Lead’ que tem por finalidade fomentar o empoderamento feminino para liderança e inovação.

Realizado em parceria com a Embaixada Americana no Brasil, o Instituto Glória e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o programa é direcionado a alunas do ensino médio. Nesta edição, o programa selecionou equipes para representar as cinco regiões brasileiras, com propostas relacionadas ao Tema Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Entre os objetivos da proposta estão os esforços para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem; apoiar o processo de empoderamento de meninas por meio da educação e construção de competências para o ambiente de trabalho do século XXI.

A equipe aprovada no edital é composta pelas alunas Ana Beatriz Santos Monteiro, Isabella Tereza Ferreira Viana, Letícia Vitória Lima Firmino e Milka Patrícia Gonzales da Silva, que serão acompanhadas pela docente Daniela Toda, do Campus Calama, mas contará também com o apoio e orientação dos grupos de pesquisa GOTEC e dos docentes Elise Marques, de Ji-Paraná, e Kaio Alexandre, do Campus Calama.

O Projeto BioGirls, selecionado entre as 20 ideias participantes em caráter nacional, segundo Daniela, consiste na criação de um aplicativo para gerenciamento de compostagem doméstica, informando os melhores modos e proporções para a compostagem, tempo para decomposição do material orgânico, calculando a quantidade de benefícios ambientais que cada compostagem gera, como a redução de emissão de gases de efeito estufa e colaborando com o meio ambiente.

Durante o desenvolvimento do programa, no período de março a setembro desse ano, a equipe será acompanhada por um mentor do Instituto Glória. Nesse período haverá treinamentos e oficinas; atividades em grupo e palestras on-line para ampliar as competências criativas. Essas atividades serão realizadas por meio de reuniões semanais com os mentores e acompanhamento mensal. Em setembro, a equipe participará de uma feira de inovação em Brasília, quando apresentará o protótipo desenvolvido.

Para a docente Daniela Toda, “o programa possui um viés muito importante: o preparo e empoderamento das meninas que ainda estão no ensino médio e técnico. A mentoria que será dada pelo programa poderá ajudá-las ter mais perspectivas e fortalecer o potencial de cada uma”, afirma.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, professor Gilmar Alves Lima Junior, destaca a parceria estabelecida com a Rede Federal, “que selecionou um projeto do IFRO entre outras propostas, em uma iniciativa que valoriza e incentiva o empoderamento feminino, alinhado ao desenvolvimento de competências e habilidades importantes para o desenvolvimento pessoal, social e profissional, que poderá motivar outras meninas com bons resultados”.

Conforme a docente Daniela Toda, o programa não oferece aporte financeiro, porém, “seu, valor econômico no preparo das meninas é inquestionável, considerando que mentorias e cursos sobre liderança, inovação e empreendedorismo são caros”, afirma.

Ela destaca ainda o apoio que vem recebendo da direção do Campus Calama, como também do Departamento de Pesquisa (Depesp) para o desenvolvimento do projeto. A professora Daniela já estava há tempos pensando em um aplicativo que pudesse incentivar a compostagem. Após sua participação na capacitação docente na Finlândia, onde a educação ambiental e a preocupação sobre mudanças climáticas são amplamente discutidas, pôde amadurecer a ideia e o programa veio ao encontro desse anseio.

Para saber mais sobre Programa ‘Power4Girls – Empower to Lead’ acesse: https://power4girls.com.br/