Projeto Trilha Formativa do Campus Calama traz hoje palestra com pesquisador Newton Duarte

Publicado: Quarta, 07 de Julho de 2021, 15h57 | Última atualização em Quarta, 07 de Julho de 2021, 15h57 | Acessos: 59897

Newton Duarte Trilhas FormativasEm continuidade ao Projeto “Trilha Formativa para a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, será realizada nesta quarta-feira (7/7), às 18 horas, por meio de uma live, palestra com o professor Newton Duarte, livre-docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

De acordo com a Professora de Educação Física, Alyne Lourenço, dentre as inúmeras produções do pesquisador, destaca-se a obra “Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria Vigotskiana”, na qual o autor alerta para a interpretação equivocada a respeito das obras de Vigotski e a tentativa incoerente de aproximá-lo das pedagogias hegemônicas.

A docente do IFRO afirma que devido ao pesquisador ser um dos grandes estudiosos da pedagogia Histórico-Crítica, ele conduzirá à reflexão sobre “o papel do conteúdo no currículo e na formação integral”. Segundo ela, uma discussão relevante frente à reforma do ensino médio e a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Especialmente na Educação profissional e tecnológica é fundamental que reafirmemos o compromisso da escola em garantir uma formação integral e o acesso ao saber sistematizado já produzido historicamente pela humanidade”, cita Alyne, lembrando o pensamento do pesquisador.

Para o pesquisador Newton Duarte, “somente por meio do acesso ao conhecimento científico é possível superar a ordem social já estabelecida e caminharmos para construção de uma sociedade mais igualitária”.

A palestra será transmitida por meio do Canal IFRO Campus Porto Velho Calama, neste link AQUI, a partir das 18 horas (horário de Rondônia).