Alunos do Calama realizaram “Arraiá Flor do Calama” com distanciamento social

Publicado: Quinta, 01 de Julho de 2021, 17h19 | Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 17h20 | Acessos: 57711

arraia4

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, fizeram o “Arraiá Flor do Calama 2021”, com distanciamento social e seguindo as normas de segurança vigentes. A atividade contou com o apoio do Grêmio Estudantil. A ausência de movimentação e a saudade do congraçamento social na escola, agravada pela pandemia da covid-19, foi o que motivou os alunos a reeditar o evento na última sexta-feira, 25/6, de maneira totalmente cuidadosa para que eles pudessem participar com total segurança da atividade.

O arraial foi idealizado pelos alunos Marcele Shockness, Patrícia Roberta e David Henrique, que tiveram o apoio do Grêmio Estudantil e dos demais departamentos do Instituto para ornamentarem e montarem a decoração da festa com um painel de motivos juninos e lembranças para os participantes. Também foram registradas fotografias que vão compor o álbum de recordação de todos.

A atribuição, na verdade, demandou o empenho de um universo maior de participantes que se desdobrou numa coleta para montar as lembranças que cada um recebeu, com a garantia da não aglomeração promovida pela divisão da festa junina em dois turnos: os alunos do matutino foram convidados a comparecer a partir das 9h30 e, os do vespertino, na parte da tarde, até as 17h30.

Conforme a aluna Lauanda Honório, que documentou a atividade, “foi possível reviver o espírito junino dos estudantes que tinha sido congelado em decorrência da pandemia de covid-19”. Segundo ela, apesar dos enfrentamentos vividos, o arraial “trouxe um pouco de alegria para quem foi prestigiar tirando uma foto com a decoração do clima saudoso de São João e com o recebimento das lembrancinhas feitas pelos idealizadores do evento”.

Houve colaboração geral entre os alunos para a confecção das sacolinhas com as lembranças do “Arraiá”. Segundo Lauanda, os alunos que foram prestigiar o evento elogiaram a decoração e a organização. “E o clima aconchegante para os admiradores das festas juninas foi motivo de alegria. Todos os participantes fizeram o uso de máscara, álcool em gel e manteve-se o distanciamento social e o evento foi acompanhado pelo Grêmio Estudantil. No intuito de retratar os melhores registros deste encontro, houve a cobertura fotográfica profissional da empresa contratada pelos alunos que se formarão em 2021 e registros na câmera fotográfica do Grifro (Grêmio Estudantil do IFRO), trazendo ainda mais uma eternização desta memória para todos os docentes em um período delicado”, disse.

Para Marcele Shockness, do 1º ano do Curso Técnico em Química Vespertino, uma das idealizadoras do evento, “a ideia surgiu em razão da saudade de já estarmos há mais de um ano sem participar de eventos culturais que normalmente acontecem na escola nessa época. Então surgiu a ideia de revivermos isso de uma forma bem diferente em razão da pandemia, respeitando assim o distanciamento social necessário e seguro ao momento que vivemos, sem aglomeração, pois sabemos que esse vírus interage em aglomeração”, destacou.

Ela realçou ainda o empenho do Coordenador do Grêmio Estudantil, João Guilherme, que apoiou a ideia e buscou as autorizações necessárias para que o evento fosse realizado respeitando as regras e os protocolos necessários. Os organizadores agradecem a todas as pessoas que se envolveram para a realização do arraial, alunos, professores, chefes de departamento, servidores e convidados.

A aluna Arantxa Tanwing Saavedra, do 1º ano Técnico em Química Matutino, diz que está muito satisfeita por participar desse primeiro evento no IFRO. Ela diz que sua experiência tem sido muito enriquecedora, em todos os sentidos. “Essa iniciativa da comemoração da festa junina é também uma amostra de que o IFRO tem lutado para amenizar os impactos desta nova realidade que vivemos, a pandemia. Foi um momento significativo, descontraído e de interação, sem esquecer os protocolos de biossegurança. Sem deixar passar em branco um dia de tradição como é o dia de São João. Com a plena certeza e esperança de que logo, logo estaremos voltando às nossas atividades presenciais.”

Na concepção do Diretor de Ensino do Campus Porto Velho Calama, Kariston Dias, “foi uma ideia muito criativa do Grifro para oportunizar uma rápida confraternização entre os demais discentes, mesmo que a distância, respeitando os protocolos de segurança permitidos ao momento de pandemia. É uma clara demonstração do quanto o convívio diário com os colegas no ambiente escolar é importante e tem feito falta nesse período de distanciamento social”.

O Diretor disse ainda que espera que “esse cenário seja revertido num futuro próximo e que o campus possa realizar muitas outras atividades, dessa vez presencialmente, para que docentes e discentes retomem suas atividades acadêmicas e, sobretudo, a interação humana”.

A ação teve apoio da gestão do campus. “Neste momento ainda difícil que estamos vivendo, ações como estas do grêmio são importantes para de alguma forma aproximar as pessoas, aproximar nossos alunos. O nosso Grêmio Estudantil é atuante e ficamos orgulhosos, pois mesmo com tantos percalços eles, com criatividade, continuam com suas ações”, afirmou o Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio.

• Arraiá_1
  • arraia10