Grupos de pesquisa realizam “Ciclo de Palestras GOTALK” no Campus Porto Velho Calama

Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 11h22 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 11h22 | Acessos: 59215

13.05.21 2 Foto GOTALKO “Ciclo de Palestras GOTALK” é uma atividade que está sendo desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Planejado e executado por: Grupo de Pesquisa em Soluções Tecnológicas (GoTec) e Observatório da Tecnologia para a Amazônia (ObTec), o projeto de extensão oferece palestras e/ou rodas de conversa semanais com profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Realizados remotamente, os encontros têm reunido os membros dos grupos GoTec e ObTec (discentes, docentes e participantes de outras instituições) e demais interessados nos temas. Os grupos de pesquisa GoTec e ObTec são compostos por membros internos e externos ao IFRO de diversas áreas do conhecimento e de níveis de formação diferentes, com alunos do ensino médio até o doutorado.

Segundo os organizadores, essa pluralidade auxilia nas discussões de problemas e propostas de soluções. Contudo, foi constatada a necessidade de contextualizar os membros dos dois grupos quanto às realidades do mercado de trabalho, de forma a auxiliar a compreensão dos membros sobre as dinâmicas das equipes profissionais, serviços desempenhados, problemáticas encontradas, perfis desejados e, assim, aumentar as possibilidades de propostas de soluções tecnológicas para áreas como: UX/UI, Inteligência Artificial, Biotecnologia e Visão Computacional.

A primeira roda de conversa oficial foi no dia 13 de maio, com o palestrante Victor Santana Borges, desenvolvedor de software com mais de 10 anos de experiência e que atualmente trabalha com front-end e desenvolvimento mobile. Victor falou sobre desenvolvimento front-end: desafios e experiências. No dia 27 de maio, o evento recebeu o palestrante Francelly Wallace Tomé, que conversou sobre infraestrutura e suporte. Já há agendamento de palestras até julho e as demais serão planejadas nas próximas semanas.

Projeto de Pesquisa

O projeto foi institucionalizado no Departamento de Extensão do Campus Porto Velho Calama, local de lotação dos líderes dos dois grupos, Kaio Alexandre da Silva e Márcio Rodrigues Miranda, assim como da proponente, Daniela Tissuya Silva Toda. Contudo, as rodas de conversa são on-line, devido ao trabalho remoto para prevenção da covid-19. O formato ainda favorece a participação de profissionais palestrantes de qualquer região do Brasil.

Conforme Daniela Toda, o objetivo geral é fortalecer o vínculo dos membros dos grupos de pesquisa GoTec e ObTec com o mercado profissional para elaboração de propostas de soluções tecnológicas. Além de compreender o funcionamento de diversas áreas de atuação e o mercado de trabalho. Criar network para os membros dos dois grupos e ainda compreender os problemas encontrados no mercado profissional.

“A iniciativa é importante para manter a proximidade de estudantes e pesquisadores com o mercado de trabalho e o cotidiano profissional”, mostra Daniela. Por meio do projeto de extensão, os servidores ainda apresentam ao público atividades desenvolvidas pelos grupos de pesquisa do IFRO, que continuam produzindo, mesmo com o cenário de atividade remota emergencial.

• 13.05.21_2_-_Foto_GOTALK
  • 27.05.21_-_Foto_GOTALK