Seminário Nacional de Autoavaliação será realizado pelo ProfEPT
Com informações do IFES – ProfEPT
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realizará, no dia 31 de março, o Seminário Nacional de Autoavaliação do programa. A programação será realizada on-line, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Cefor no YouTube.
Compõem a programação a apresentação e a discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do programa, com a participação dos coordenadores locais, docentes, discentes e egressos. Dentre os professores convidados para participar das discussões estão: Dra. Denise B. C. Leite (UFRGS), Dr. Robert Verhine (UFBA) e Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da Capes).
A autoavaliação consiste em estabelecer um processo avaliativo que, além de verificar o atendimento aos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), contribua para o fortalecimento do programa como rede. O público-alvo, segundo a Coordenação Acadêmica Local do ProfEPT, são “pessoas interessadas no desenvolvimento das atividades do ProfEPT/IFRO. Porém, temos especial interesse na participação de egressos e estudantes ativos do ProfEPT/IFRO, de gestores da instituição e dos docentes permanentes do ProfEPT”. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar do evento e durante o seminário será feito o registro de frequência para posterior certificação.
O Sistema de Autoavaliação do ProfEPT, coordenado pelo Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (NAPE), foi construído a partir da identificação de simetrias que constituem a especificidade de um mestrado em rede na articulação com os critérios de avaliação da Capes. Conforme a coordenação do programa, “a perspectiva é de uma avaliação eminentemente democrática e participativa, em que toda a comunidade do ProfEPT participe ativamente”.
“Para tanto, ao longo de 2020, foram desencadeados vários processos: iniciamos com o período de sensibilização nas 40 Instituições Associadas (IAs) ao Programa, envolvendo coordenadores locais, docentes, discentes e egressos na participação do processo; aplicamos instrumentos de autoavaliação por meio do Observatório do ProfEPT e realizamos os Seminários de Autoavaliação Locais, nos quais as IAs tiveram a possibilidade de discutir sobre seus resultados”, explica Danielle Piontkovsky, coordenadora nacional do programa.
Os dados obtidos nesse processo foram sistematizados pelo NAPE, apontando os pontos fortes e as fragilidades no âmbito do ProfEPT como um todo, para o estabelecimento do Planejamento Estratégico e da definição de metas que visem o avanço das ações.
Programação:
9h30min – Abertura Oficial
10h – Mesa 1: Discussões sobre a Avaliação da Pós-Graduação no Brasil Temáticas e participações especiais:
- Avaliação Institucional Participativa em Rede – Profa. Dra. Denise Balarine Cavalheiro Leite (UFRGS);
- Proposta de Reformulação da Autoavaliação pela Capes – Prof. Dr. Robert Verhine (UFBA).
14h30 – Mesa 2: Apresentação e Discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do Programa.
Participação especial: Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da Capes).
Transmissão: Canal do Cefor no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCt1DN_d0P-x1UR2PAwkQbvA
Acesse a Autoavaliação ProfEPT - Relatório de Técnico 2017-2020 - NAPE- março 2021:
Autoavaliação ProfEPT - Relatório de Técnico 2017-2020 - NAPE- março 2021
Redes Sociais