Professoras e estudantes do Calama criam almanaque didático em quadrinhos para facilitar ensino de Informática

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 14h23 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 14h48 | Acessos: 51859

almanaque1

Um projeto desenvolvido por professoras e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, elaborou um almanaque didático em quadrinhos, com a finalidade de estimular a compreensão dos estudantes da área de Informática.

Desenvolvido durante o ano de 2019, o projeto culminou na publicação de um e-book no final de 2020. Resultado de dois editais, um de ensino, outro para comunicação científica, de acordo com a Professora Daniela Tissuya Silva Toda, o objetivo do projeto era o de criar um almanaque didático, em formato de histórias em quadrinhos, que pudesse atrair a atenção dos alunos e auxiliá-los a compreender os conceitos que envolvem a área.

Na apresentação do almanaque, os autores contam que a ideia surgiu após terem conhecido alguns títulos do Almanaque para Popularização da Ciência da Computação, divulgado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Apesar de haver muitos “gibis” na área, sentiram a falta de um que abordasse sobre análise de sistemas, mais especificamente da análise voltada a objetos.

As professoras destacam a dificuldade que existe para a compreensão de conceitos e sua aplicação em seus projetos de sistemas. Para ultrapassar essa dificuldade e pela experiência existente na leitura de quadrinhos como mangás, optaram por desenvolver um material lúdico, com uma linguagem acessível e mais próxima dos alunos sem, contudo, se distanciar da literatura e dos termos técnico-científicos.

Daniela Toda e Camila Serrão sentiram falta de um material neste formato que abordasse a análise orientada a objetos e, assim, se propuseram a desenvolver o projeto, que contou ainda com a participação dos discentes: Mikael Nadson Asfury, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio; Iasmin de Magalhães, Sofia Reis e Débora Cristina Castro de Sousa, todas do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A Professora Daniela explica que as personagens da história são de uma comunidade de formigas cortadeiras, comum na nossa região, e levou em consideração suas características e modo de vida. “E o enredo se desenvolve no Campus Porto Velho Calama, durante a construção do complexo esportivo da unidade, coisa que de fato ocorreu. A ideia da equipe era trazer elementos da região que os leitores pudessem identificar facilmente e, assim, se envolver com a narrativa”, complementou.

Para a Professora Camila, “é uma grande alegria ver a disponibilização gratuita do Almanaque didático, fruto de um projeto interdisciplinar que visou tornar a matéria de análise orientada a objetos mais divertida e compreensível com o uso de quadrinhos! Espero que o almanaque ajude tanto alunos como professores dos institutos federais e motive novas iniciativas similares”.

O e-book está disponível para acesso de toda a comunidade, para acessar clique AQUI.