Professores e estudantes do IFRO e da Unir publicam Atlas Socioeconômico e Ambiental de Rondônia

Publicado: Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 11h06 | Última atualização em Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 11h06 | Acessos: 61226

atlasProfessores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, e da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), editaram o Atlas Socioeconômico e Ambiental do Estado de Rondônia, publicação que será lançada em evento a ser realizado após o início das aulas deste ano.

De acordo com a Professora do Campus Porto Velho Calama, Josélia Fontenele Batista, o material foi idealizado para “suprir uma lacuna de informações socioeconômicas e atualizadas sobre o estado de Rondônia, em forma de Atlas”. Nesse sentido, ela explica, foi elaborado um projeto que foi submetido à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp) do IFRO que o aprovou em 2018.

Da ideia inicial, de acordo com a professora, já participaram o Professor Saulo Gomes de Sousa e o aluno Gustavo Brito Bezerra Siqueira, como bolsista. Josélia cita que aos poucos a ideia e informações “foram criando volume e novos pesquisadores foram sendo convidados para dialogar, propor temáticas, pesquisar dados e construir os mapas e cartogramas. Reuniram-se pesquisadores com várias perspectivas de análise desde planejamento territorial, ensino, meio ambiente e alunos da iniciação científica”.

Da equipe que assina a autoria do Atlas, além da Professora Josélia, participam a Professora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante professora do departamento de Geografia e Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia; Maranei Rohers Penha, professora do IFRO Campus Porto Velho Calama; Saulo de Sousa, professor do IFRO; Guilherme Rabelo Brunoro; e Gustavo Siqueira, acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRO. Na equipe também há participantes do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia) e do Núcleo de Estudos Históricos e Literários do IFRO (NEHLI/IFRO).

Conforme é descrito em sua abertura, o Atlas Socioeconômico e Ambiental pretende contribuir com aspectos quantitativos e qualitativos da realidade rondoniense que embasem a ação cidadã a partir do conhecimento da realidade social, econômica e ambiental do estado de Rondônia. Ao prefaciar a obra, Ricardo Gilson da Costa Silva, professor da Unir, destaca a contribuição da equipe para com o conhecimento científico regional.

O projeto do Atlas também foi inscrito e premiado em 3º lugar na III EXPO ECOINOVAR – Soluções Inovadoras para um Futuro Sustentável, da XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, realizado em novembro do ano passado. O evento apresentou projetos que contribuem para a construção de um futuro mais justo e sustentável, nos aspectos ambiental, social e econômico, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS/ONU.

Conheça o Atlas AQUI.

• atlas