IFRO prepara página do ProfEPT para avaliação quadrienal Capes e para divulgação das produções científicas do curso

Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 12h15 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 12h15 | Acessos: 91809

profeptO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com a página na internet do ProfEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) preparada para a avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e para realizar a divulgação das dissertações e dos produtos educacionais desenvolvidos pelos egressos.

A ação coordenada pela Coordenação Acadêmica Local do ProfEPT/IFRO visou colocar as dissertações aprovadas e os produtos educacionais validados por profissionais que completaram a trajetória formativa no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFRO. Esse material está disponibilizado na página do ProfEPT/IFRO, na aba repositório e no acervo digital da Biblioteca do IFRO Campus Porto Velho Calama, com consulta via sistema Gnuteca.

As dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do ProfEPT/IFRO buscam apresentar alternativas aos problemas relacionados ao desenvolvimento da EPT (Educação Profissional e Tecnológica) em Rondônia, principalmente. As pesquisas abordaram problemas relacionados às práticas educativas e à organização e memória de curso técnico integrado ao ensino médio, curso técnico subsequente, curso de formação inicial e continuada (FIC), entre outras possibilidades relacionadas à EPT.

Além disso, alguns desses materiais são replicáveis dentro da Rede IF e em outras instituições de formação profissional. Elas aconteceram em diferentes cidades de Rondônia, promovendo a interiorização do ensino da pós-graduação no estado de Rondônia, conforme previsto no PDI/IFRO, e fazendo jus a uma das principais características da Rede Federal, que é a sua capilaridade. Por exemplo, em Colorado do Oeste, foram realizadas pesquisas sobre Experimentação Problematizadora e sobre Podcasts na EPT; Em Cacoal, a pesquisa desenvolvida envolveu investigações sobre diversidade sexual e respeito à diferença. Em Guajará-Mirim, a pesquisa terminou com a elaboração de um livro didático para valorizar cultura da fronteira Brasil-Bolívia.

Segundo o Coordenador Local do ProfEPT/IFRO, Antonio dos Santos Júnior, “destacamos o produto educacional sobre Habilidades Sociais Profissionais, de autoria de Juliana Oliveira e Joselia Batista. Esse material mostra como alinhar o perfil do egresso às habilidades sociais profissionais para que os egressos possam contribuir de modo efetivo no mundo do trabalho. Foi desenvolvido para o curso técnico em química integrado ao ensino médio, mas é útil para professores e técnicos administrativos da EPT de todos os cursos. Outro produto educacional para consulta é o Estágio Curricular Supervisionado, de autoria de Eudes Santana e Alexandre Oliveira. Esse material explica e orienta a conduta de estudantes do IFRO no desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório, auxiliando também os servidores do Depex e professores Supervisores. Foi desenvolvido para o curso técnico em informática integrado ao ensino médio, porém é útil para professores e TAEs da EPT de todos os cursos”.

Outra recomendação é o trabalho Pluriverso, de autoria de Augusto Sousa e Lediane Felzke. “Esse material, além de apresentar uma abordagem alternativa para o estudo de humanidades para EPT, traz um conjunto de práticas educativas para aumentar o repertório de professores no fazer docentes com estudantes EPT”, enfatiza o Professor Antonio.

Avaliação

A preparação da página do ProfEPT/IFRO e a disponibilização dos materiais no acervo da biblioteca do IFRO Porto Velho Calama faz parte da preparação para a avaliação quadrienal do programa pela Capes e é resultado das discussões do Seminário Local de Avaliação do ProfEPT/IFRO, realizado em outubro de 2020. “Esse trabalho só foi possível pela articulação entre DGTI, Ascom, Cposg, CBIB e ProfEPT/IFRO. Assim, agradecemos a todos que contribuíram conosco. Desejamos também sucesso aos nossos egressos. Alguns são do próprio quadro do IFRO e esperamos que eles se tornem multiplicadores das bases das EPT, defendendo a Politecnia e Omnilateralidade na trajetória formativa de nossos estudantes. Outros, profissionais de outras instituições, esperamos que possam contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade dialógica e democrática, que encontre apoio da ciência para o desenvolvimento de soluções para seus problemas”, avalia o Coordenador local do mestrado.

Na pagina do ProfEPT há uma aba repositório, em que estudantes do programa, egressos e qualquer interessado nas atividades poderão encontrar os regimentos nacional e interno, os regulamentos para exames de qualificação e para defesa pública de dissertação, as atas das reuniões de colegiados do ProfEPT, as produções acadêmicas dos professores e estudantes, e outros tantos documentos.

Em 2021, o planejamento local envolve realizar mostras itinerantes dos produtos educacionais nos diversos campi do IFRO. A ação tem o objetivo de apresentar para os profissionais da EPT e para os estudantes de cursos de graduação do IFRO quais são as linhas de pesquisa do programa, a forma de trabalho e, ainda, transferir conhecimento e tecnologias para os campi da instituição.