Campus Calama do IFRO supera média nacional do IDEB

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 18h46 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 18h46 | Acessos: 94321

Divulgados na última semana, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apontaram a média de 5,6 obtida pelo Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O IDEB tem como objetivo avaliar a qualidade do aprendizado das escolas, assim estabelece metas para a melhoria do ensino no País.

Medido a cada dois anos, o índice é o principal indicador de qualidade da educação brasileira, com a finalidade de alcançar as metas previstas para verificar o desempenho do sistema educacional brasileiro. São combinadas duas dimensões fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho alcançadas nas avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizadas a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino.

Com a média 5,6, o Campus Calama ultrapassa a média nacional, que obteve o resultado de 4,2 para o ensino médio em 2019, e supera também a média nacional prevista para o ano de 2021. As provas foram realizadas em outubro de 2019 e tiveram expressiva participação dos alunos do 3º ano dos cursos Técnicos Integrados do campus.

Com esse resultado, a equipe pedagógica do campus avalia que a média alcançada está próxima ao índice educacional dos países desenvolvidos, que apresentam média 6,0. O Diretor de Ensino do Campus Calama, Professor Kariston Dias Alves, diz que [...] “esse resultado apresentado no IDEB é salutar para o Campus Calama e, por extensão, para todo o IFRO. Certamente é uma conquista coletiva, consequência da colaboração e do esforço de todos os que fazem parte de nossa equipe e um indicativo de que estamos na direção certa para contribuirmos com a melhoria da qualidade da educação em Rondônia". Ele reforça ainda que [...] “esse resultado é fruto de um trabalho coletivo e de qualidade prestado pelos servidores do campus, em especial pelos docentes de Língua Portuguesa e de Matemática, que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo diretamente na formação dos estudantes”.

Aluna do terceiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio, Maria Eduarda Almeida Lustosa, opina que [...] "como aluna, eu sempre acho muito bom que tenhamos um parâmetro, um tipo de avaliação, para sabermos se estamos acertando ou errando em algo. Aqui levamos a prova do IDEB a sério, pois queremos mostrar que o tripé educacional do IFRO é o diferencial que faz o nosso ensino ser de tanta qualidade, o que com certeza reflete na nossa atual nota".

“[...] Ficamos felizes pelo resultado alcançado. É um esforço de todos os servidores do campus. Importante ressaltar que ofertamos a educação profissional técnica, associada ao nível médio. As disciplinas técnicas de cada curso demandam dos nossos alunos esforços ainda maiores e elas não são mensuradas nesta avaliação, o que, em certa medida, enaltece ainda mais nossa nota", observa o Diretor-Geral do Campus Calama, Professor Leonardo Pereira Leocádio.

IDEB Observado 2019

Metas