Mestrado ProfEPT oferece formação continuada para professores do IFRO para desenvolvimento de atividades de aprendizagem remota em ambiente virtual

Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 15h42 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 15h42 | Acessos: 12391

Aula ProfEPT 2O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, ministrou capacitação para docentes na capital. Entre os dias 2 e 11 de junho de 2020, o ProfEPT/IFRO ofertou o curso “Organização do Ensino não Presencial a Partir da Carta de Navegação utilizada na EaD/UAB-IFRO”, em associação com as Direções de Ensino dos Campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte. Os professores Josélia Fontenele Batista e Antônio dos Santos Júnior conduziram as atividades do curso.

A proposta visou contribuir com o desenvolvimento profissional de professores do IFRO Porto Velho Calama, aumentando o repertório desses profissionais para atuar na mediação remota da aprendizagem em resposta à pandemia de covid-19. As bases para a preparação e desenvolvimento do curso foram as experiências exitosas na educação a distância (EaD) realizadas no IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, mais especificamente no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, e da disciplina de Práticas Educativas em EPT (educação profissional e tecnológica), do ProfEPT/IFRO. Para saber mais, acesse o blog da disciplina: https://aprenderdepoisdeadulto.blogspot.com/.

Segundo os ministrantes, o curso ainda buscou compartilhar os instrumentos utilizados na EaD UAB/IFRO, de forma adaptada a realidade do Campus Porto Velho Calama, e vivências sobre a atividades para aprendizagem remota assíncrona e síncrona para os professores participantes na perspectiva do aprendiz. Assim, espera-se que esses profissionais da educação façam uso dessa experiência para a produção de um planejamento do processo educativo considerando a limitação de acesso a equipamentos, a facilidade de navegação no ambiente, a qualidade da internet e de pacote de dados limitados.

Essas são situações reais que alguns estudantes do IFRO têm enfrentado atualmente. A expectativa é que esse novo planejamento faça utilização dos instrumentos e técnicas compartilhados e que permitam ao aluno e professor seguirem um caminho formativo mais claro, alcançando a permanência e êxito dos discentes.

O curso teve duração de 20 horas, distribuídas em dois módulos de formação. Estima-se que cada participante que completou todas as atividades do curso teve uma dedicação 2:30 h/dia, aprendendo com atividades próprias do AVA/IFRO, webinars pré-agendados e outros ambientes de práticas pedagógicas, como o PADLET.

Entre as atividades desenvolvidas no curso estão: Fluxo didático de organização de material e criação da carta de navegação; Experiência de utilização das ferramentas do Moodle: fórum; tarefa; questionário; laboratório de avaliação; Big Blue Boton; Metodologias de ensino com ênfase colaborativa: Learning Café Digital; e Brainstorm+value clock.

O ProfEPT está realizando o acompanhamento de alguns docentes que participaram da capacitação e estão aplicando a estratégia. Conforme docentes participantes, esta organização permite um melhor gerenciamento do tempo, das atividades e uma maior eficácia na abordagem dos conteúdos. A melhor gestão do tempo de docentes e alunos, neste período de pandemia, precisa ser administrado com parcimônia dada a questão do home office que sobrecarrega a todos que se dividem entre atividades acadêmicas e de casa. Eles avaliam que a prévia definição de atividades, conteúdos e prazos permitiu uma gestão do tempo de forma mais flexível, e, portanto, mais adequada ao momento atual.

Já os alunos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio indicaram que a forma ficou clara, permite a melhor organização do tempo e que conseguem entender bem os conteúdos. A maior parte das dúvidas no período de acompanhamento versou sobre as formas de avaliação e os meios de postagem e como iriam ficar as notas nos diários.

Agora o curso deve ser replicado para o IFRO Campus Jaru. Os docentes do ProfEPT ministrarão o curso durante a Semana Pedagógica de abertura do segundo semestre de 2020, em atendimento à solicitação da Direção de Ensino de Jaru.

• Aula_ProfEPT_1
  • Aula_ProfEPT_2