Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mestrado ProfEPT oferece formação continuada para professores do IFRO para desenvolvimento de atividades de aprendizagem remota em ambiente virtual

Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 15h42 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 15h42 | Acessos: 12316

Aula ProfEPT 2O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, ministrou capacitação para docentes na capital. Entre os dias 2 e 11 de junho de 2020, o ProfEPT/IFRO ofertou o curso “Organização do Ensino não Presencial a Partir da Carta de Navegação utilizada na EaD/UAB-IFRO”, em associação com as Direções de Ensino dos Campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte. Os professores Josélia Fontenele Batista e Antônio dos Santos Júnior conduziram as atividades do curso.

A proposta visou contribuir com o desenvolvimento profissional de professores do IFRO Porto Velho Calama, aumentando o repertório desses profissionais para atuar na mediação remota da aprendizagem em resposta à pandemia de covid-19. As bases para a preparação e desenvolvimento do curso foram as experiências exitosas na educação a distância (EaD) realizadas no IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, mais especificamente no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, e da disciplina de Práticas Educativas em EPT (educação profissional e tecnológica), do ProfEPT/IFRO. Para saber mais, acesse o blog da disciplina: https://aprenderdepoisdeadulto.blogspot.com/.

Segundo os ministrantes, o curso ainda buscou compartilhar os instrumentos utilizados na EaD UAB/IFRO, de forma adaptada a realidade do Campus Porto Velho Calama, e vivências sobre a atividades para aprendizagem remota assíncrona e síncrona para os professores participantes na perspectiva do aprendiz. Assim, espera-se que esses profissionais da educação façam uso dessa experiência para a produção de um planejamento do processo educativo considerando a limitação de acesso a equipamentos, a facilidade de navegação no ambiente, a qualidade da internet e de pacote de dados limitados.

Essas são situações reais que alguns estudantes do IFRO têm enfrentado atualmente. A expectativa é que esse novo planejamento faça utilização dos instrumentos e técnicas compartilhados e que permitam ao aluno e professor seguirem um caminho formativo mais claro, alcançando a permanência e êxito dos discentes.

O curso teve duração de 20 horas, distribuídas em dois módulos de formação. Estima-se que cada participante que completou todas as atividades do curso teve uma dedicação 2:30 h/dia, aprendendo com atividades próprias do AVA/IFRO, webinars pré-agendados e outros ambientes de práticas pedagógicas, como o PADLET.

Entre as atividades desenvolvidas no curso estão: Fluxo didático de organização de material e criação da carta de navegação; Experiência de utilização das ferramentas do Moodle: fórum; tarefa; questionário; laboratório de avaliação; Big Blue Boton; Metodologias de ensino com ênfase colaborativa: Learning Café Digital; e Brainstorm+value clock.

O ProfEPT está realizando o acompanhamento de alguns docentes que participaram da capacitação e estão aplicando a estratégia. Conforme docentes participantes, esta organização permite um melhor gerenciamento do tempo, das atividades e uma maior eficácia na abordagem dos conteúdos. A melhor gestão do tempo de docentes e alunos, neste período de pandemia, precisa ser administrado com parcimônia dada a questão do home office que sobrecarrega a todos que se dividem entre atividades acadêmicas e de casa. Eles avaliam que a prévia definição de atividades, conteúdos e prazos permitiu uma gestão do tempo de forma mais flexível, e, portanto, mais adequada ao momento atual.

Já os alunos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio indicaram que a forma ficou clara, permite a melhor organização do tempo e que conseguem entender bem os conteúdos. A maior parte das dúvidas no período de acompanhamento versou sobre as formas de avaliação e os meios de postagem e como iriam ficar as notas nos diários.

Agora o curso deve ser replicado para o IFRO Campus Jaru. Os docentes do ProfEPT ministrarão o curso durante a Semana Pedagógica de abertura do segundo semestre de 2020, em atendimento à solicitação da Direção de Ensino de Jaru.

  • Aula_ProfEPT_1
  • Aula_ProfEPT_2
  • Aula_ProfEPT_3
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.