Professores do Campus Calama reformulam planejamento de ensino para atender alunos de forma remota durante a pandemia de Covid-19

Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 15h59 | Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 16h12 | Acessos: 25243

IFRO Campus Porto Velho CalamaProfessores e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, estiveram reunidos na última semana do mês de maio e na primeira semana do mês de junho para replanejar as atividades pedagógicas dos cursos oferecidos pela instituição, com o objetivo de remodelar o ensino remoto com adequações necessárias para obter maior eficiência em sua aplicação.

Essa nova organização teve como base as discussões realizadas no Campus Calama e as pesquisas realizadas pela Pró-Reitoria de Ensino do IFRO, as quais apontaram as dificuldades da comunidade acadêmica em acompanhar, desenvolver e executar as atividades não presenciais no modelo 100% do Ensino a Distância (EaD). Também foram consideradas as legislações e os documentos que tratam sobre a necessidade de atividades práticas em laboratórios, que estão inviabilizadas de serem ofertadas no atual momento de pandemia, devido às recomendações de distanciamento social, como forma de diminuir o contágio pelo novo coronavírus.

Na primeira semana do replanejamento houve a integração entre os colegiados dos cursos (técnicos integrados, técnicos subsequentes e superiores); a elaboração de novos horários para os cursos e a oferta de cursos de formação com a participação do diretor de Educação a Distância do IFRO, dos docentes e de toda a equipe técnica. As deliberações foram explicadas por área no Informativo sobre o Ensino nas atividades remotas disponível abaixo.

Durante a abertura da semana, o Diretor de Ensino do Campus Calama, professor Kariston Dias, fez a apresentação sobre as estratégias para reorganização do Ensino Remoto, sendo seguido pelo Diretor de Educação a Distância, professor Aloir Pedruzzi Junior, que expôs sobre as estratégias para a aprendizagem remota. Recursos Didáticos no Ensino Remoto foram abordados pelo professor de Informática, Rafael Pitwak, e o Ensino baseado em competências foi abordado pela professora Elisângela Bibá, também da área de Informática. Durante a semana, foram apresentadas experiências satisfatórias no Ensino Remoto por professores convidados.

A equipe do Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE) coordenou a reunião pedagógica que discutiu sobre a Recuperação Paralela, atuando ainda nas instâncias administrativas e pedagógicas na elaboração de novos horários; atualização dos sistemas SIGA-EPTC (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Educação Profissional e Tecnológica) e SGA (Sistema de Gestão Acadêmica) que regem toda a documentação pertinente ao ensino: diários, planos de ensino, cadastro e exclusão de aulas, fechamento de etapas, entre outros; organizou também um grupo de estudos para discutir a recuperação paralela; bem como o planejamento das formações com apoio dos docentes ministrantes dos cursos. A equipe de coordenadores de curso também participou das reuniões com pais de alunos, do atendimento e acompanhamento do acesso dos alunos no ambiente virtual.

No período de 8 a 12 de junho, o Departamento de Assuntos Estudantis (DEPAE) promoveu as “Rodas de Conversa em tempos de pandemia”, com eventos virtuais que motivaram os alunos com técnicas e dicas para melhorar a concentração; como conciliar trabalho e estudo; como controlar a ansiedade em tempos de distanciamento social; aulas de Libras e trocas de informações com alunos egressos do IFRO que estão vivendo experiências exitosas. Também foi abordada como acontecerá a recuperação paralela.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, disse na ocasião que [...] “o momento é de desafio para que todos repensem suas rotinas de estudo e de trabalho, aproveitando o período para um maior aproveitamento de suas tarefas”. Também agradeceu o empenho de técnicos e professores em buscarem um ambiente mais atrativo para o aprendizado e o aproveitamento dos alunos.

Veja o Informativo AQUI