Palestra com professor de Portugal será direcionada a estudantes de Agronomia

Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 11h57 | Última atualização em Quinta, 30 de Agosto de 2018, 08h45 | Acessos: 1967

Foto da Aula Inaugural Primeira turma de mestrado da parceria com o Instituto Politécnico do Porto

Nesta quinta-feira (30/9) estudantes de Agronomia do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ariquemes, participam da palestra “A importância do Balanced Scorecard na Gestão”. A atividade é uma parceria com o Instituto Politécnico do Porto e inicia às 13h30, via webconferência.

A palestra destina-se à primeira turma do curso de bacharelado em Agronomia do Campus Ariquemes. Conforme a docente do curso, Quezia Rosa, será realizada como parte das atividades da disciplina Administração Rural, na busca por “munir os alunos de conceitos e ferramentas que lhes permitam gerenciar propriedades rurais. Uma dessas ferramentas é o Balanced Score Card”. O objetivo é oportunizar a troca de informações e experiência da área entre os acadêmicos.

“O bom disso é que os alunos se sentem prestigiados, por ter a oportunidade de aprender com professores e instituições relevantes no cenário internacional, além de perceberem que o que estudam em sala de aula aqui em nossa realidade também é estudado nos grandes centros”, afirma Quezia. Ainda segundo a professora “é importante para a instituição, para praticarmos a curricularização da extensão, uma vez que essa ocorre, neste caso, em pelo menos dois momentos: o primeiro quando entramos em contato com uma instituição internacional e o segundo quando os alunos forem visitar uma propriedade rural para observar e aplicar os conceitos aprendidos e apreendidos após a webconferência”.

O ministrante é o professor Paulino Silva, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), instituição com a qual o IFRO tem parceria na realização de mobilidade internacional e qualificação dos servidores com oferta do Mestrado em Assessoria de Administração. A primeira turma do mestrado iniciou em 2017 e a segunda iniciará as atividades em outubro de 2018. Durante o segundo semestre do curso, três disciplinas foram realizadas em Porto Velho, tendo o professor português vindo para a disciplina Contabilidade da Gestão.

Assim como a ação contribui para fortalecer as parcerias já existentes entre IFRO e IPP, o professor afirma que a webconferência sobre a importância do Balanced Scorecard na Gestão é uma temática fundamental e transversal a qualquer organização ou cultura. “A utilização de tecnologias inovadoras ao serviço dos estudantes do ensino superior é uma mais-valia que deve ser aproveitada, especialmente numa época de grandes mudanças na educação. Estamos perante alguns eventos disruptivos que colocam a educação num patamar mais exigente para todos os seus stakeholders. É fundamental percebermos e acompanharmos o que de mais inovador vai acontecendo internacionalmente nesta área”, analisa o docente.

Para a Coordenadora de Pós-Graduação (PROPESP/IFRO), Michele Noé, a parceria oportuniza à turma “a discussão e troca de informações sobre o tema com relevante importância para o profissional agrônomo. O professor palestrante tem vasta experiência na área, com parcerias com diversos outros países europeus e também instituições brasileiras. Certamente, a palestra fortalece cada vez mais ações conjuntas de cooperação entre as duas instituições”.

O professor Paulino afirma que apesar da enorme distância geográfica entre Brasil e Portugal, a iniciativa traduz as excelentes relações entre instituições de ensino superior dos dois países, permitindo que as ideias se transformem em ações concretas. “Acredito que é uma oportunidade única para reforçarmos laços e para aprendermos com as experiências uns dos outros”, conclui ele.