Mestrado em Assessoria em Administração tem aulas em Porto Velho
Porto Velho sedia nesta semana as aulas da primeira turma do Mestrado em Assessoria em Administração, fruto da parceria com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. São 18 servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) que fazem parte da turma 2017-2019. A turma é ainda composta de servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), que estão com aulas em Campo Grande (MS).
No Campus Porto Velho Calama, de 19 a 23 de fevereiro, as aulas são de Contabilidade de Gestão, com o professor Paulino Manuel Leite da Silva. A próxima disciplina será Protocolo Empresarial e Institucional, de 26/02 a 2/03, com Isabel Maria Ardions Braz de Souza. E de 12 a 16 de março, a professora Adelina Maria Granado Andrês ministra Psicossociologia das Organizações. No mês de outubro, os mestrandos retornam ao ISCAP/IPP - Porto para realização de disciplinas e orientação dos projetos de pesquisa.
Segundo Paulino Silva, que é especialista em Ciências Empresariais, as parcerias são fundamentais para todos os envolvidos: “Eu costumo dizer que a cultura portuguesa e a brasileira são muito diferentes, apesar de falarmos a mesma língua, mas é nesta diferença que encontramos a maior proximidade. Apesar de estarmos divididos por um oceano tão distante, conseguimos nos aproximar por este tipo de parceria. Há um enriquecimento natural para professores e alunos, uma troca dessas experiências que vai para além das competências técnicas do próprio mestrado”.
O docente explica que Contabilidade da Gestão está muito mais próxima da gestão do que propriamente da contabilidade empresarial, ofertando apoio à tomada de decisão. Trazendo para quem se apropria das ferramentas ganho profissional e pessoal, pois na atualidade é necessário ter consciência de custos e utilização consciente dos recursos, já que por menores que sejam, as ações podem ganhar implicações globais. “O que de alguma forma tento transmitir é essa importância para os dias de hoje dos gestores tomarem decisões com base em informações relevantes. Isto é possível com base nos sistemas de contabilidade e de sistema de gestão”, afirma. Paulino Silva conclui dizendo não serem “apenas as competências técnicas suficientes para ser um bom profissional. Tem que ter competências sociais, comunicação, interação, espírito de trabalho em grupo”.
O mestrado iniciou em outubro do ano passado e têm previsão de término no segundo semestre de 2019, quando devem ocorrer em Portugal as defesas das dissertações. Conforme informações do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, uma nova turma deve ser iniciada em breve, tendo em vista que o IFRO está finalizando a negociação para a segunda oferta do Mestrado em Assessoria em Administração. Para Gilmar, as ofertas de mestrado “ratificam o compromisso na qualificação dos servidores”.
Redes Sociais