Campus Ariquemes oferta mil vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada em programas de extensão

Publicado: Quinta, 26 de Mai de 2022, 12h14 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 10h56 | Acessos: 26311

fachada campus AriquemesO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realiza seleção de cursistas para a oferta de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade de educação a distância e hibrida. No ano de 2022, são ofertadas mil vagas divididas nos Programas de Extensão “Animal em Foco”, “IFROmatizando 5.0” e “Pra Elas”. A forma de seleção será por ordem de inscrição.

As inscrições estão abertas até as 14 horas do dia 13 de junho de 2022, exclusivamente pelo endereço eletrônico https://forms.gle/ECEbau5d6eeqL86w6.  São requisitos para inscrição ser maior de 16 anos; possuir um e-mail válido; estar logado em uma conta Google; e fazer upload dos documentos listados para anexar no sistema de inscrição, incluindo PDF do RG, CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade.

A modalidade FIC consiste na capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração. Todos os cursos ofertados são totalmente gratuitos e não possuem taxa de inscrição. Para obter a certificação ao final do curso os estudantes precisam obter no mínimo 75% de frequência por meio da participação e da realização das atividades, e média igual ou superior a 60%.

Formações

No Programa de Extensão: Animal em Foco, as 500 vagas são na modalidade de Educação a Distância (EaD) e carga horária total de 100 horas.  As vagas estão divididas entre os cursos “Boas Práticas em Agropecuária – IN 77”, “Criação e Manejo de Bezerras e Novilhas Leiteiras”, “Produção de Silagem” e “Assistente Administrativo no Campo”.

No caso do curso “Assistente Administrativo no Campo” a oferta ocorrerá em quatro módulos sequenciais, para avançar aos módulos seguintes (II, III e IV) o aluno deve ter concluído e sido aprovado no módulo anterior. A carga horária total do curso será de 160 horas, somadas as 40 horas de cada módulo.

Para o Programa de Extensão: IFROmatizando 5.0 os cursos são de 40 horas, havendo 150 vagas para cada opção: Informática Instrumental e Formatação de Trabalhos Acadêmicos. No total, são 300 vagas.

E no Programa de Extensão “Pra Elas” há 180 vagas para o Curso de Assistente Administrativo no Campo para Elas – Módulo I e 100% EaD (40 horas) e mais 20 vagas para o Curso de Inseminação Artificial para Elas – Formato hibrido (semipresencial/40 horas), totalizando 200 vagas.

Para os cursos, até 10% das vagas são destinadas para estudantes do próprio Campus Ariquemes, não sendo necessário o envio de documentos no ato de inscrição. Os demais públicos precisam enviar documentos via formulário de inscrição. Até 10% das vagas são para estudantes dos demais campi do IFRO. Até 10% das vagas são para egressos. E até 70% das vagas são para público em geral.

A aula inaugural está prevista para ocorrer em 24 de junho de 2022, e o início das aulas em 27 de junho. Já a previsão de início das aulas do Curso de Assistente Administrativo – Módulo I – 100% EaD é em 1 de agosto de 2022.

O Edital 31/2022/ARI-CGAB/IFRO completo pode ser lido neste Link.

• fachada_campus_Ariquemes