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Acadêmicas do Zona Norte apresentam projeto inovador para engajamento de mulheres na computação

Publicado: Sexta, 11 de Abril de 2025, 08h35 | Última atualização em Sexta, 11 de Abril de 2025, 08h35 | Acessos: 1169

Apresentação do projeto 2Duas estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, ganharam destaque no Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Na terça-feira, dia 8 de abril, Jennifer Diniz e Cheuri Magalhães, ambas do Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, apresentaram o projeto “TechSisters: conectando mulheres na computação”, uma iniciativa inovadora que visa incentivar e ampliar a presença feminina na área tecnológica.

O projeto, orientado pelos Professores Felipe Maia e Ivanilse Calderon, foi desenvolvido como parte das disciplinas de Design de Interface Web e Pesquisa Aplicada I. A proposta apresenta a prototipação de uma aplicação que busca combater a sub-representação feminina na área da Computação, oferecendo uma rede social voltada ao engajamento de meninas e mulheres, desde a fase de formação até o ingresso no mercado de trabalho.

Tive a oportunidade de expor neste trabalho os conhecimentos obtidos na instituição, por meio dos professores orientadores. A experiência foi enriquecedora, profissional e pessoalmente, sendo também motivadora para ir além e continuar a pesquisar e propor soluções para o bem da sociedade”, relatou Jennifer Diniz.

Cheuri Magalhães também compartilhou seu entusiasmo com o evento: “Foi uma grande chance de nos conectarmos e conhecermos estudantes, professores e profissionais da área de computação — e até mesmo de outras áreas. As palestras foram inovadoras e me motivaram ainda mais a seguir estudando e atuando na área”, concluiu Cheuri.

A aplicação TechSisters tem como foco promover o aprendizado, a inclusão e o empoderamento feminino, por meio de funcionalidades como mentoria, trilhas personalizadas de aprendizagem, gamificação e conexões com oportunidades acadêmicas e profissionais. Segundo elas, a ideia é criar um ambiente colaborativo e inspirador, que incentive a permanência e o protagonismo das mulheres na área, contribuindo para a quebra de estereótipos e o fortalecimento da diversidade. A apresentação do projeto está disponível no canal oficial do GIECSBC no YouTube: @GIECSBC

Os professores orientadores expressaram orgulho pelo desempenho das estudantes. “É muito gratificante ver a dedicação e o comprometimento delas com o projeto e com a causa do empoderamento feminino na Computação”, disse Ivanilse Calderon.

Ver o crescimento acadêmico e pessoal das meninas é extremamente recompensador. O desempenho delas foi excelente e o retorno do público foi muito positivo, inclusive com propostas de colaboração de outros grupos de pesquisa”, apontou Felipe Maia.

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