Biblioteca do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte celebra mês da mulher com ações sobre pluralidade feminina
A Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, promove, entre os dias 13 e 28 de março de 2025, uma programação especial em homenagem ao Mês da Mulher. Inspiradas no conceito de "pluralidade feminina", as atividades destacam a diversidade de histórias, de conquistas e de inspirações protagonizadas por mulheres, dentro e fora da instituição.
Durante o período de comemorações, os visitantes da biblioteca poderão participar de diversas atividades como exposições, atividades interativas e espaços de reflexão, todos pensados para valorizar o protagonismo feminino em diferentes esferas.
Destaques da programação
Entre as ações planejadas está a exposição de livros do acervo da biblioteca que destacam obras escritas por mulheres ou sobre temas femininos. Outra atividade é o Jogo da Memória, que promete entreter enquanto educa sobre figuras femininas importantes.
Para aqueles que desejam expressar suas próprias inspirações, haverá um mural interativo intitulado "Mulheres que nos Inspiram". Os participantes poderão deixar mensagens em “post-its” para homenagear mulheres que consideram importantes ou inspiradoras. Esse mural estará localizado na área externa da biblioteca, no corredor do Bloco Administrativo.
Além disso, um dos destaques será a exposição "Pluralidade Feminina: mulheres pesquisadoras do IFRO Zona Norte", que acontecerá na área da cantina e evidencia a produção técnica e científica das servidoras do Campus Porto Velho Zona Norte. É uma ótima oportunidade para conhecer e para valorizar o trabalho das mulheres na academia e na pesquisa científica.
Entenda o termo "pluralidade"
O conceito de "pluralidade" vem do latim "pluralitas", que significa multiplicidade, diversidade e maioria. A escolha do termo reflete a essência da programação, que busca destacar as muitas faces e vozes femininas presentes na comunidade acadêmica e na sociedade em geral.
Mais do que uma homenagem, a programação do Mês da Mulher no IFRO Porto Velho Zona Norte propõe uma reflexão sobre a importância da diversidade de vivências femininas, destacando como essas múltiplas perspectivas enriquecem a sociedade e inspiram novas gerações.
Redes Sociais