Curso Superior em Tecnologia em Sistemas para Internet está realizando Projeto #SOUTSI no Campus Zona Norte

Publicado: Segunda, 30 de Mai de 2022, 10h52 | Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2022, 10h52 | Acessos: 116787

Fotos Palestras SOUTSI5

Projeto de Ensino do Curso Superior em Tecnologia em Sistemas para Internet envolve cinco disciplinas do primeiro período no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte. Com o título #SOUTSI, participam as disciplinas: Lógica de Programação I, Sistemas Operacionais, Fundamentos de Redes, Introdução à Informática e Arquitetura de Computadores.

De acordo com o Coordenador do Curso e Coordenador do Projeto, Dauster Souza Pereira, o Projeto #SOUTSI foi idealizado em uma ação conjunta dos membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. A proposta do projeto consiste na oferta de palestras mensais, presenciais ou remotas, visando trazer profissionais com expertise na área de desenvolvimento de sistemas para internet e que atuem em empresas de desenvolvimento de sistemas, órgãos públicos e instituições educacionais para trocar experiências com os acadêmicos de Sistemas para Internet, turma 2022/1, do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte.

“O Projeto #SOUTSI objetiva proporcionar aos alunos do Curso Superior em Tecnologia em Sistemas para Internet momentos de interação com profissionais que possuem um know-how na área de desenvolvimento de sistemas para internet, com a finalidade de familiarizá-los cada vez mais com os conhecimentos inerentes a sua área da atuação, de modo a motivá-los quanto às perspectivas futuras de atuação do profissional egresso deste curso”, completa Dauster. São colaboradores no projeto os professores Juliana Braz da Costa, Alan Jhone Carvalho de Araújo, Mariela Mizota Tamada e Saulo Souza de Macedo, e o aluno Arthur Pedro Oliveira de Paula.

Para o acadêmico Devanil Júnior Malta Gonçalves, “o projeto #SOUTSI nos dá a oportunidade de enxergar além dos muros da universidade, entendendo os caminhos profissionais que nos aguardam com o conhecimento que adquirimos no IFRO. O projeto fortalece o curso, aproximando os alunos das empresas”.

Também a aluna Viviane de Oliveira Bitencourte Dalberto avalia que a participação é muito gratificante. “As palestras, tanto os palestrantes convidados quanto os temas escolhidos para as palestras, são excelentes e a turma toda assiste e participa com muita empolgação”. Viviane ainda explica que tem sido uma oportunidade de conhecer as possibilidades de atuação profissional e manter contato com profissionais da área. “Essa experiência, além do conhecimento que adquirimos em cada encontro, funciona como estímulo para os estudantes, apresentando objetivos a serem alcançados”, diz.

“Passar por um curso de graduação sempre tem seus desafios, cada aluno enfrenta seus próprios obstáculos para estar na aula, assimilar o conteúdo e realizar as atividades propostas pelos professores. Assim, esse estímulo é muito importante, uma vez que quem tem objetivos bem estabelecidos sempre enfrentará os obstáculos com mais força e determinação”, realça a estudante.

Sílvia Patrícia Souza Gomes completa dizendo que ver outras pessoas que trabalham na área trazendo conteúdos de qualidade e também mostrando suas trajetórias, motivam bastante os alunos, pois mostraram que os profissionais também tiveram dúvidas e problemas no início da carreira. “Participar desse projeto tem sido muito importante e esclarecedor. Quando optei por fazer Sistemas para Internet eu não tinha noção nenhuma de como funcionava esse grande universo da tecnologia”. Com os eventos, está podendo ter mais informações sobre o funcionamento, as reais possibilidade e por onde e como começar a atuação na área.

Formação

O Projeto de Ensino #SOUTSI já realizou três palestras e até o final do semestre estão previstas outras duas. O primeiro encontro foi dia 19/4, com Paulo Santana Rocha (Analista/Doutor/Desenvolvedor para Internet), que trabalha no Instituto Evandro Chagas (Belém/PA), abordando “Como se tornar um desenvolvedor Web”.

No dia 10/5, o Analista de Tecnologia da Informação do IFRO, Jorge Luiz Pullig Vilaça, palestrou sobre “Perfil profissional e Mercado de Trabalho na área de TI”. E a terceira palestra, em 25/5, foi “Carreira Dev” com Marina Lans (Desenvolvedora de Software), da Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia.

• Fotos_Palestras_SOUTSI1
  • Fotos_Palestras_SOUTSI2