Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

8ª Semana de Educação para a Vida promove momentos de reflexão e cidadania no Campus Zona Norte

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h45 | Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h45 | Acessos: 32723

Foto Sem Edu Vid2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou nos dias 8, 9 e 10 de setembro a 8ª Edição da Semana de Educação para a Vida. 

A Semana de Educação para a Vida foi criada como atividade anual do calendário escolar pela Lei federal n° 11.988, de 27 de julho de 2009, objetivando ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes do currículo obrigatório.  O evento ocorre anualmente no campus, trazendo aos alunos e servidores atividades e reflexões a respeito da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Este ano o evento foi aberto ao público externo e realizado inteiramente on-line. O objetivo foi envolver a comunidade em discussões que provocassem reflexões e atitudes frente aos desafios emergentes em períodos de pandemia. Contou com a participação e colaboração de alunos no projeto, como integrantes da equipe organizadora, possibilitando grande aprendizado para todos os envolvidos.

De acordo com Joelma Costa, organizadora do evento, “a programação da oitava edição da Semana de Educação para a Vida do Campus Porto Velho Zona Norte levou em consideração as incertezas vividas no momento atual, agravadas principalmente pela pandemia de covid-19. Diante de tantas situações de dificuldades vivenciadas pela comunidade escolar e principalmente pelos discentes, pensamos em temáticas que possibilitassem amenizar problemas que afetaram grande parcela da população local,  brasileira e até mundial”.

As atividades iniciaram no dia 8/9 com a “Roda de conversa sobre o estudo a distância e a motivação em tempos de pandemia covid-19”, desenvolvida pela Pedagoga e Assistente de Aluno no IFRO Porto Velho Calama, Elaine Marcia Souza Rosa.

Durante o dia 9/9, foi realizada a “Oficina: Educação Financeira no Ensino Médio”, pela manhã e à tarde, pelo Professor Carlo Filipe E. Raimundo, com a participação dos discentes do Campus Porto Velho Zona Norte: Diêgo Alexandre Duarte (Curso Técnico em Administração, 1° período EaD), Raiane Nink Testzlaff (Curso Gestão Comercial, 3° período) e Erenita Perez  (Gestão Comercial, 3° período). Eles participaram na dinâmica trazendo reflexões sobre necessidade de implementar um melhor planejamento financeiro na vida familiar.

A “Webinar sobre Políticas Públicas Sociais” ocorreu no período noturno, sendo uma das atividades do dia 9/9, com o Psicólogo da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF), Evandro Vanderley, com o objetivo de divulgar o funcionamento dos programas sociais desenvolvidos e fortalecidos durante a pandemia.  

As atividades do dia 9/9 da Semana tiveram a participação do NAPNE, com a palestra “Educar para a Vida”, que ocorreu no período da tarde, ministrada pelo professor Leandro Bezerra Rodrigues, que atua nos cursos de extensão universitária e pós-graduação na área de educação inclusiva do Instituto Itard. No período da tarde do dia 10/9 foi abordada a temática “Os desafios da inclusão e da acessibilidade e os direitos fundamentais das pessoas com necessidades especiais, com viés para a educação”, ministrada pelo Juiz de Direito da 3ª Entrância - Porto Velho/RO, Flávio Henrique de Melo, demonstrando a importância de continuar a luta pela inclusão escolar mesmo em período de aulas remotas. 

 Para a Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Tamires Gomes, “atividades como esta visam esclarecer a comunidade escolar e externa sobre o papel da escola e do poder público na aplicação e garantia dos direitos  das pessoas com necessidades educacionais específicas, bem como mostrar a importância da acessibilidade e da inclusão dessas pessoas na sociedade”.

O evento contou com o trabalho de profissionais, intérpretes de Libras de outros campi do IFRO, para garantir a acessibilidade e a tradução simultânea durante os três dias de atividades. Destaca-se a colaboração dos Intérpretes: Marina Santana dos Santos (IFRO/Campus Ariquemes), Nathali Fernanda Machado Silva (IFRO/Campus Porto Velho Calama), Samara Silva Santana Olegário (IFRO/Campus Vilhena), Tamires Gomes de Assis Gonçalves (IFRO/Campus Porto Velho Zona Norte), Laurindo Joaquim dos Santos (IFRO/Campus Guajará-Mirim) Laura de Paula Leite (IFRO/Campus Vilhena), Jeisse Álvares da Costa (IFRO/ Campus Porto Velho Zona Norte) e Robson Gonçalves (UNIR/Campus Porto Velho) que possibilitaram a inclusão e interação dos participantes surdos em todas as atividades.

No último dia, 10/9, a oficina “Roda de Histórias de Vida de alunos e professores”, desenvolvida pela Professora na área de Pedagogia e atualmente Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino do Campus Porto Velho Zona Norte, Rosa Martins, trouxe relatos tocantes de superação, de conquistas e de momentos às vezes não tão felizes, mas que trazem aprendizado.

O Diretor de Ensino, Váldeson Amaro Lima, comentou a respeito do evento: “Foram momentos ímpares para a complementação da formação cidadã dos alunos e de compartilhamento entre servidores, alunos e convidados. A programação pensada para o momento atual de pandemia e distanciamento social, elevou os sentimentos de empatia e pertencimento e enfatizou a importância do reconhecimento do outro como indivíduo, fazendo jus a proposta de um momento de educação para a vida”, concluiu.

 

Para assistir à Semana da Educação para a Vida deste ano, basta acessar os links abaixo, do Canal do Youtube do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte:

01 - Semana de educação para a vida: Abertura e Roda de Conversa.

https://youtu.be/w51BH_6pPGs

02 - Semana de educação para a vida: Oficina sobre Educação Financeira no Ensino Médio.

https://youtu.be/Wn2OHGbp0oI

03 - Semana de educação para a vida: Oficina sobre educação financeira no ensino médio

https://youtu.be/sl4uqLKczZ8

04 - Semana de educação para a vida: Palestra Educar para a Vida.

https://youtu.be/gbrLjQR2Xz8

05 - Semana de educação para a vida: Webinar sobre Políticas Públicas Sociais.

https://youtu.be/U_iEQJlSYF0

06 - Semana de educação para a vida: Palestra Os Desafios da Inclusão e da Acessibilidade.

https://youtu.be/5wCAReDZR2c

07 - Semana de educação para a vida: Encerramento | Oficina Roda de histórias de vida.

https://youtu.be/c_kxphL23Z8

 

  • Foto_Sem_Edu_Vid1
  • Foto_Sem_Edu_Vid2
  • Semana-de-Educação-para-a-Vida-F2020
Fim do conteúdo da página
-->