Campus Porto Velho Zona Norte realiza a Semana Pedagógica 2020 inteiramente on-line

Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 13h18 | Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2020, 13h21 | Acessos: 49560

Moran em Aula para o Campus ZNO IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou de 28 de julho a 11 de agosto, a Semana Pedagógica. O evento foi inteiramente virtual, utilizando os recursos on-line de comunicação remota.

Todo início de semestre a Diretoria de Ensino do Campus Porto Velho Zona Norte, através do Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE), reúne os professores e técnicos administrativos engajados diretamente nas atividades do ensino e assistência estudantil, para alinhar as ações do ensino, traçar metas, corrigir falhas anteriores e trazer ao debate os diversos temas relacionados à educação. E nesse início de semestre não foi diferente, foi elaborada uma programação diversificada de 11 dias de duração, com palestras, reuniões, rodas de conversa e oficinas que puderam ser acompanhadas pelos servidores em suas casas, mantendo assim os devidos cuidados relativos ao período de pandemia.

De acordo com a Chefe do DAPE, Rosa Martins: “As atividades da Semana Pedagógica 2020/2 foram pensadas com o objetivo de contribuir para um planejamento didático que contemple estratégias de aprendizagem mais ativas e interdisciplinares, que se empenhem no engajamento dos estudantes em seu próprio processo de aprendizagem, o que consideramos indispensável, especialmente neste momento de suspensão de aulas presenciais.”

Dentre os temas abordados foram realizadas duas palestras: "Metodologias ativas para aprendizagem na EPT: o que o professor precisa saber?”, com o professor de Biologia, Antônio dos Santos Júnior, do Campus Calama. E “Transformando a Educação com metodologias ativas e modelos híbridos”, com o Professor José Manuel Moran, da área de Filosofia e Ciências da Comunicação, professor aposentado da Universidade de São Paulo e que atualmente orienta Projetos de transformação da educação, com metodologias ativas e modelos híbridos.

Outra atividade foi a roda de conversa: "Planejamento de aulas não presenciais”, com a participação do Departamento de Produção de Educação a Distância (DEPEaD) do Campus Porto Velho Zona Norte; e as oficinas: "Avaliação da aprendizagem em contexto não presencial: instrumentos, recursos e experiências”, "SUAP sem segredos” e  a "Oficina de Projetos Interdisciplinares”.

O momento também foi oportuno para tratar de alguns assuntos de relevância. Dentro da programação foram realizadas a Reunião de Colegiados e dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), a reunião da Comissão do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e alguns encontros para planejamento e organização das disciplinas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Nas edições anteriores da Semana Pedagógica, o DEPEaD realizou oficinas e treinamentos para os professores dos cursos na modalidade EaD somente, mas nesta edição as atividades incluíram os professores dos cursos presenciais, devido ao momento de pandemia e aulas on-line.

O Chefe do DEPEaD, Celso Victor Rigotti, comentou: “Ensinar requer, antes de tudo, aprender. Ao se familiarizar com os recursos disponíveis, que já são utilizados na educação a distância e podem ser usados também nas aulas dos cursos presenciais em contexto remoto, o professor pode aproveitar melhor essas ferramentas e descobrir novas formas de utilização, estreitando o relacionamento com seus alunos. Como exemplo temos o BBB (BigBlueButton) que proporciona um ambiente de vídeo chamada para interação em tempo real com os alunos, com quadro branco, apresentação de slides, enquetes, chat etc.”

De acordo com a avaliação feita pela equipe organizadora, através de formulário on-line respondido anonimamente, os resultados e a percepção do evento por parte dos participantes foram positivos, gerando conhecimento e motivação para o reinício das atividades letivas.

O Diretor de Ensino do Campus Porto Velho Zona Norte, Valdeson Amaro Lima, comentou a respeito dos resultados da Semana Pedagógica deste ano. “Foram momentos muito ricos, sobretudo pelo compartilhamento de experiências que levaram a novos entendimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, voltado ao desenvolvimento de competências do aluno e não apenas a transmissão de conteúdo, não só na pandemia, mas com sinalizações importantes para o trabalho pós-pandemia.”

Para a Diretora-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariádne Quintela, “contar com a participação de palestrante externo, ainda mais de referência em educação, como é o Professor Moran, foi uma experiência de muitos adjectivos. Conhecer sua história de vida e as vivências ao longo de mais de 40 anos de profissão docente, nos trouxe esperança em meio aos desafios de isolamento social que nos encontramos hoje. Uma semana que inicou 100% on-line e desdobrou-se em formação continuada no curso Práticas Educacionais Inovadoras que contribui com a expertise de atuação do campus e com o trabalho que os servidores desenvolvem para uma educação pública e de qualidade”.

• Captura_de_Tela_2020-07-30_às_09.03.17
  • Captura_de_Tela_2020-07-30_às_15.33.30