Docentes de diferentes disciplinas abordam a pandemia do novo Coronavírus

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 09h02 | Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 12h29 | Acessos: 112813

Arquivo Zona Norte Laboratório Inf2Com a continuidade das aulas via atividades remotas, professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, utilizaram questões relacionadas à COVID-19 em suas aulas.

Um dos exemplos dessa correlação com o momento atual vivido vem do Curso Superior de Gestão Comercial. Na disciplina “Inovação e Sustentabilidade Empresarial”, a proposta conduzida pelo Professor Marcos Aurélio Borchardt levou os alunos a realizarem pesquisas no site The Good News Coronavírus, que é uma fonte on-line de informações nacionais e internacionais sobre a COVID-19.

O tema central de investigação é a inovação a partir de cinco pontos: processos para evitar a contaminação; pesquisas de remédios para casos positivos; perspectivas para a descoberta de vacinas; oportunidades com a mudança nas rotinas das pessoas e das empresas; e oportunidades e ameaças no contexto empresarial (trabalho remoto e tecnologias da informação). Nas próximas aulas haverá um seminário on-line através do Google Meet, e os slides dos acadêmicos serão postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

“Eu abrirei a sala de reunião e colocarei a apresentação de slides de cada grupo (seis grupos no total), onde será feita a exposição e logo após haverá a abertura para perguntas e questionamentos. Ao final, esperamos compreender melhor o tema Inovação no contexto da COVID-19 e como a sustentabilidade nas dimensões econômicas, sociais e ambientais está relacionada à inovação”, explica Marcos Aurélio.

Para dar continuidade ao estudo do conteúdo “Estratégias de leitura”, a disciplina de Inglês Instrumental, também do Curso de Gestão Comercial, com a Professora Elisangela Lima de Carvalho Schuindt, utilizou um texto em inglês sobre os efeitos da Pandemia do Coronavírus na economia mundial. O objetivo foi utilizar as estratégias de leitura em texto de língua inglesa, juntamente com os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas do curso, para levar os alunos a desenvolverem e praticarem habilidades de reflexão, análise de dados, planejamento e inovação, habilidades que se esperam do futuro Gestor Comercial.

Na aula, os alunos deveriam utilizar as estratégias de leitura estudadas para compreender o texto em língua inglesa: palavras que se repetem, cognatos, marcas tipográficas (datas, números, gráficos, porcentagens, figuras e outros), layout do texto, palavras conhecidas e tudo que pudesse ajudar na interpretação. Na sequência, aconteceu o fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem, com os questionamentos sobre quais são as grandes empresas citadas no texto que já estão com prejuízos por causa do Coronavírus; como o vírus atrapalha as atividades dessas empresas de acordo com o texto; e as soluções que dariam à empresa em que fossem Gestor Comercial para passar por esse momento de grande crise, sem prejudicar a saúde de seus colaboradores e clientes.

“A aula ainda terá continuidade através de leitura de outro texto em inglês sobre empresas que mobilizam ações sociais e investimentos para ajuda ao combate contra a COVID-19 e da elaboração de slides, por parte dos alunos, onde os mesmos apresentarão as informações adquiridas nos textos e também ideias inovadoras para vencerem a crise econômica sem causar danos a saúde de consumidores e colaboradores, além de ações sociais para ajudar ao combate do vírus no âmbito da nossa comunidade local”, conta Elisangela.

Pequenas empresas

Já a Professora Angelina Maria de Oliveira Licorio, da disciplina de Gestão de Micro e Pequenas Empresas, levou por meio de um vídeo a reflexão sobre os impactos da pandemia nas MPEs, em aula postada no AVA, no dia 16 de abril. “Neste cenário de COVID-19, com certeza os micro e pequenos empresários foram bastante afetados”, avalia a docente.

Seguindo a ementa que cuida dos aspectos do mercado local, regional, nacional e de exportação, a tarefa considerava o viés legal e orientações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Primeiro a turma precisou assistir ao vídeo “Coronavírus – Sua Empresa e algumas respostas jurídicas para ajudar as MPEs – Aprenda com o Sebrae”. Depois debateram possibilidades de acordos entre o empresário e o empregado sobre a compensação da jornada no caso de uma paralisação temporária das atividades da empresa, em função do cenário da pandemia. Além das responsabilidades do poder público apresentadas no vídeo e com o embasamento do disposto no artigo 486 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Para completar os exemplos de aulas que estão envolvendo o cenário mundial a respeito da nova doença, a disciplina “Fundamentos de Logística”, do Professor Alberto Bruno de Oliveira Viana, também buscou relacionar as temáticas.

Em meio às diversas dificuldades atuais, a compreensão teórica e prática da Logística pode ser assunto vital para algumas empresas. “Em um dos assuntos eu tenho trabalhado a Gestão de Estoques. Postei um Fórum no qual os alunos deveriam responder a pergunta sobre como as organizações deveriam se comportar em relação aos seus estoques em tempos de Pandemia”, contou o docente.