Campus Porto Velho Zona Norte inicia Projeto Social com ensino de Informática

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 18h21 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 19h28 | Acessos: 79130

Campus Zona Norte projeto Informática essencial 3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou no dia 02 de março a aula inaugural do projeto de extensão “Informática Essencial”. Atendendo a uma demanda do Centro Especializado da Assistência Social (CREAS) e da 1ª Vara da Infância e da Adolescência da Comarca de Porto Velho, o IFRO está ofertando Curso de Informática para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

O projeto busca proporcionar aos estudantes conhecimentos de informática básica, noções de uso de recursos dos dispositivos móveis e de gerenciamento de dados em nuvem. Segundo os coordenadores, é um curso prático que visa dar oportunidade de capacitação aos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Na cerimônia estiveram presentes representantes da 1ª Vara da Infância e da Adolescência da Comarca de Porto Velho, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF) e do Centro Especializado da Assistência Social (CREAS).

Doriléia dos Santos, Coordenadora do CREAS, agradeceu a parceria com o IFRO. “Na realidade é difícil encontrar pessoas para realmente abraçar a causa da criança e do adolescente em conflito com a lei. Essa parceria chegou num momento excelente, pois estávamos sem curso para oferecer e esta é uma boa oportunidade de mudança para eles”, disse.

Representando a 1ª Vara da Infância e da Adolescência da Comarca de Porto Velho, a coordenadora da Seção de Acompanhamento da Execução das Medidas Socioeducativas, Orquídea Monteiro de Sousa, relatou que a “parceria com o IFRO é uma oportunidade ímpar que o Judiciário está realizando. Eu espero que dê certo, estamos torcendo para que os nossos adolescentes agarrem essa oportunidade com unhas e dentes. Graças a Deus conseguimos essa parceria, pois ainda temos muita dificuldade em encontrar instituições que queiram trabalhar com essa demanda, que atende pessoas à margem da sociedade e que muita gente rejeita. E o IFRO, com toda a sua sensibilidade, soube abraçar e aceitar os nossos jovens”.

O projeto também integra os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do IFRO, que atuam como instrutores. São 10 instrutores que atuam nas aulas sob a orientação de quatro professores. Já o material didático utilizado foi elaborado por esta equipe de professores. Para os discentes, a participação em projetos de pesquisa e de extensão faz parte do currículo, sendo requisito para a conclusão do curso.

A acadêmica Daimara Pessoa conta que está se formando no Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores: “a gente traz esse projeto de extensão, que faz parte da nossa carga horária, que são de 200 horas. Já oferecemos esse curso anteriormente, aos sábados, essa está sendo a nossa segunda experiência. Queremos levar a Informática aos alunos, aos jovens da nossa sociedade. A Informática é algo que está constantemente se desenvolvendo. Queremos levar o conhecimento a essas pessoas, transmitir o que aprendemos no curso para esses jovens, para que venha a beneficiá-los”.

O coordenador do projeto, Silmar Antônio, afirma que “um projeto de extensão sempre nos remete ao compromisso que temos com a comunidade, pois significa uma expansão além dos muros do IFRO. Levar os alunos do Instituto a trabalhar nestes projetos significa uma forma de retribuição pela oportunidade de fazer parte deste ambiente tão rico de aprendizado, ao passo que os aproxima da comunidade, como forma de humanização”.

• Campus_Zona_Norte_-_projeto_Informática_essencial_1
  • Campus_Zona_Norte_-_projeto_Informática_essencial_2