Campus Porto Velho Zona Norte inicia  três pós-graduações

Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 15h31 | Última atualização em Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 15h55 | Acessos: 84914

Aula Inaugural Pós Gestão de Cooperativismo 24O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, iniciou o ano letivo de 2020 com o lançamento de dois novos cursos de pós-graduação e com mais uma turma do curso de Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública.

No dia 07/02, realizou-se a aula inaugural da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Cooperativas. O curso é resultado de um termo de convênio firmado entre o IFRO e a Associação do Observatório Ambiental Jirau de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (Observatório Ambiental Jirau), a Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca (COOPER-RECA) e a Cooperativa de Produtos Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) com o objetivo de habilitar profissionais em nível de pós-graduação lato sensu para atuar na Gestão de Cooperativas, nas esferas do planejamento, implantação, gestão e metodologias de projetos.

O curso atende a 42 alunos. A Pró-Reitora Substituta de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), Giselle Cavalcante Saldanha de Andrade representou o Reitor na cerimônia. Após o pronunciamento das autoridades, foi realizada a palestra “Cooperativismo 4.0 - Novas Tendências”, com o Doutor em Administração pelo Centro Universitário da FEI/ SP, Fábio Rogério de Morais. A palestra trouxe a reflexão a respeito das dinâmicas das cooperativas na era da quarta revolução industrial.  Ao final os alunos presentes fizeram perguntas e colocações.

De acordo com a coordenadora do curso, Lady Day Pereira de Souza, “[...] Este curso é fruto de um convênio entre o IFRO e cooperativas, em que o Ifro se compromete a oferecer formação cooperativista e as cooperativas investem recursos no IFRO. Essa parceria é importante principalmente por ajudar a potencializar a atividade cooperativista, que já é tão marcante no estado de Rondônia”.

Já no dia 10/02 foi realizada a aula inaugural de dois cursos: Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Instituições Públicas e Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento Estratégico na Gestão Pública. A cerimônia contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar  Alves de Lima Junior e do Diretor de Educação a Distância do IFRO, Adonias Soares da Silva Junior.

Os dois cursos têm foco na Gestão Pública e têm o objetivo de capacitar profissionais para atuarem como gestores de organizações públicas nos órgãos municipais, estaduais e federais.

O Curso de Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública é um curso presencial ofertado desde 2017. Ao longo desta trajetória, o curso vem apresentando bons resultados. Por exemplo, dos vinte e oito alunos que iniciaram a primeira turma, em 2017, vinte conseguiram concluir o curso dentro do prazo, representando um êxito próximo de 73%. As demais três turmas apresentaram resultados semelhantes.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. João Batista Teixeira de Aguiar, com relação ao desempenho profissional dos alunos, “[…] observamos êxitos significativos. Por exemplo, muitos egressos afirmaram em pesquisa que conseguiram melhorar seus desempenhos. Alguns, inclusive, obtiveram promoções e aumentos de renda. Muitos trabalhos de conclusão foram aprovados e apresentados em eventos nacionais importantes. Outros foram publicados em periódicos qualificados pela CAPES, enquanto outros foram publicados em formatos de capítulos de livros e etc”.

Já o Curso MBA em Gestão de Instituições Públicas é ministrado na modalidade EaD. A coordenadora do curso, Maray Del Carmen Rodrigues comentou que o curso “[...]  vem de uma preocupação com a melhoria  da qualidade dos serviços prestados e com a qualidade do atendimento ao cidadão.  Temos também uma preocupação com todas essas mudanças que as tecnologias estão oferecendo para a gente, mas também com a importância de humanizar o estudo. “

O curso atende a 2000 alunos espalhados por mais de 50 municípios do estado. São alunos de 18 estados diferentes. É um público muito diversificado e a preocupação da coordenação do curso é de poder dar esse tratamento humanizado, de qualidade, podendo atender a todos.

“Sabemos que não é fácil fazer um estudo a distância, porque requer muito do aluno, precisa muita dedicação, mais até do que o ensino presencial. Ele precisa trabalhar muito sozinho, é um trabalho solitário, a gente se coloca à disposição para tirar as dúvidas, para deixar ele mais próximo da gente. Vai ser um desafio muito grande. É a primeira vez que o curso está sendo ofertado nesta modalidade, atendendo a tantas pessoas. Mas acreditamos que é possível. Nós já trabalhamos anteriormente com o ensino médio, oferecendo cursos técnicos profissionalizantes nesta modalidade a distância e tem dado muito certo. Então esperamos que o Instituto consiga alcançar e apoiar essas pessoas dos mais diferentes municípios, de locais mais distantes possíveis. Que a gente consiga levar uma educação pública e de qualidade para pessoas que não teriam condições de vir aqui para a capital ou se deslocar para algum outro estado para fazer uma especialização nessa área”, acrescentou Maray.

• Aula_Inaugural_Pós_Gestão_de_Cooperativismo
  • Aula_Inaugural_Pós_Gestão_de_Cooperativismo_18