Campus Porto Velho Zona Norte forma a primeira turma de Gestão Comercial

Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 13h59 | Última atualização em Quinta, 26 de Dezembro de 2019, 15h04 | Acessos: 117831

Certificacao CG FIN IINT RH 2019 2 122O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou a Colação de Grau da 1ª turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e da 9ª turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.  O evento ocorreu no auditório do campus, nos dia 27 de novembro. Neste mesmo dia foi realizada a cerimônia de certificação dos cursos técnicos em Computação Gráfica, Finanças, Informática para Internet e Recursos Humanos. No dia 28/11 foi realizada a certificação das turmas do Curso Técnico em Administração, devido à grande quantidade de alunos.

Estiveram presentes na Colação de Grau, o Pró Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima, a Diretora-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariádne Joseane Felix Quintela, e o Paraninfo do Curso de Gestão Pública, Jonimar da Silva Souza. Já o professor Samuel dos Santos Junio foi o Paranifo de Gestão Comercial e deixou mensagem gravada para ser exibida na cerimônia. Os coordenadores dos dois cursos também participaram da cerimônia. Pais e familiares prestigiaram o momento especial dos concluintes dos cursos.

O paraninfo, Jonimar da Silva Souza, realça que “a colação de grau é o momento que todo estudante espera ansiosamente, sonha, planeja. É aquele momento de relembrar todas as dificuldades enfrentadas, os percalços e de agradecer a sua conquista. Agradecer aos pais, amigos, familiares, mas principalmente, é o agradecimento pela realização de uma importante etapa de sua vida profissional. O fechamento de um ciclo com sucesso”.

Gestão Comercial

Colacao de Grau 1ªGC 9ª GP 103Nesta cerimônia receberam a outorga de grau os alunos da primeira turma do Curso Superior de Gestão Comercial. O Curso surgiu no processo de expansão do Campus Porto Velho Zona Norte, a partir de uma demanda identificada em pesquisa realizada no ano de 2012, por professores do campus. Identificou-se que o comércio é uma das principais atividades econômicas do município, com destaque para o setor varejista. Verificou-se também que a população é predominantemente jovem e a maioria da população economicamente ativa não possui formação superior. Este fato, aliado à carência de oferta de vagas de educação superior pública e gratuita para este setor, levou o IFRO a iniciar o processo de construção e implantação do curso.

“O curso de Gestão Comercial é um curso que prepara profissionais para trabalhar com gestão de negócios em todas as áreas do mercado. O tempo de tentativas e erros nos negócios das empresas já ficou para trás há muito. Hoje a profissionalização é imprescindível. Por ser um curso tecnólogo, de curta duração, é um curso mais rápido, que atende com velocidade as demandas profissionais do mercado. Estamos muito orgulhosos de poder contribuir com ascensão profissional de nossos alunos,  com o aprimoramento relações comerciais e consequentemente com a geração de riquezas para nossa região”, comenta a Coordenadora do Curso de Gestão Comercial, Angelina Licório.

A certificação dos cursos técnicos em Computação Gráfica, Finanças, Informática para Internet e Recursos Humanos foi realizada logo após a Colação de Grau, em cerimônia distinta. Os Coordenadores dos cursos e a Direção de Ensino, foram representados pelo professor Ricardo Lopes Vieira Cezar. E no dia 28/11 foi realizada a Cerimônia de Certificação dos Cursos Técnicos Concomitante, Subsequente e Mediotec em Administração.

O Coordenador dos Cursos Técnicos em Administração, Guilherme Tadaki afirma que “[...] a certificação é um momento glorioso para os alunos. Uma grande noite de celebração, onde todas as dificuldades enfrentadas e obstáculos superados para a conclusão do curso são lembrados. O sentimento que marca é o de Vitória, superação e conquista, por mais uma etapa, mais um degrau na carreira profissional e a garantia de um certificado reconhecido e respaldado pela qualidade do ensino da Rede Federal, o que soma para a inserção e promoção destes jovens no mundo do trabalho”.

Nas duas noites o auditório ficou cheio, contando com a presença dos pais e familiares. Os concluintes receberam orientações e conselhos por parte dos docentes que compuseram a mesa diretiva do evento, sendo um incentivo para a nova etapa de ingresso na vida profissional.

• Certificacao_ADM_2019_2_114
  • Certificacao_CG_FIN_IINT_RH_2019_2__122