Estudantes do Campus Porto Velho Zona Norte tiveram prática de gerenciamento de projetos em jogo de Paintball

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 09h55 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 09h55 | Acessos: 67417

Zona Norte atividade didática prática 11A turma de Redes de Computadores do quarto período do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Zona Norte, participou de atividade didática de aplicação dos conceitos de gerenciamento de projetos durante a prática do jogo “Paintball”.

A atividade foi desenvolvida na Avenida Guaporé, Conjunto Jamari, em Porto Velho, na manhã de domingo, 01/12.  Segundo o Professor de Informática do Campus Porto Velho Zona Norte, Saulo Souza de Macedo, a prática de Gerenciamento de Projetos já faz parte do plano da disciplina e poderia ser aplicada de diversas formas, até mesmo na realização de um projeto para a construção de um produto e/ou serviço voltado para o curso ou comunidade.

“No entanto, ao debater com a turma, decidimos utilizar um jogo para que pudéssemos alinhar os conceitos de gestão de escopo, tempo, recursos, riscos, qualidade, dentre outros previstos no PMBOK, com a prática de partidas de PaintBall. Ao longo do semestre, os alunos tiveram que elaborar um plano de gerenciamento do projeto que tiveram que gerenciar na partida do jogo. Muitas variáveis estavam disponíveis e puderam enriquecer o trabalho, pois a maioria não tinha experiência no campo de batalha, os recursos eram limitados e cada partida tinha um limite de tempo. O objetivo era que a equipe capturasse a bandeirinha da outra, economizando os recursos possíveis e resguardando os jogadores. Pudemos observar na prática que a comunicação e o levantamento do escopo foram fundamentais para o sucesso das equipes”, explicou o docente.

A gameficação da educação e práticas inovadoras de ensino tornaram a atividade estudada em sala de aula mais atrativa para os estudantes. Segundo o acadêmico Clerisvaldo Muniz, “foi a forma mais eficaz para uma avaliação do aprendizado da disciplina, pois o que foi aprendido nas duas horas de atividade complementou os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula ao longo do semestre. Durante a atividade, pudemos fazer uma releitura do planejamento, uma reavalização dos riscos, das estratégias para o alcance dos objetivos. Quando você vivencia uma situação é que você pode, de fato, ter uma leitura correta do que você planejou. Foi muito bom e espero que a partir daqui a prática possa ser estendida para outras matérias do curso, pois é uma aplicação lúdica, prática, fácil e dinâmica”.

Para Francineide Fidelis, a atividade desenvolvida na disciplina Gestão de Projetos proporcionou uma evolução para a turma em vários aspectos. “De forma pessoal e profissional. Através de aulas teóricas tive o conhecimento de que qualquer projeto que almejamos sucesso devemos planejar. Com o Paintball elaborado com estratégias específicas, adquirimos a experiência de trabalhar em equipe, replanejar e ter uma reação positiva perante os riscos”, ressaltou.

Na atividade, o Professor Ricardo Lopes Vieira César participou e foi colaborador da atividade. Conforme Saulo Macedo, “foi realizada, por conta da turma, a contratação de uma empresa especializada em fornecer os equipamentos necessários, inclusive os de proteção pessoal, para a realização da atividade, resguardando a integridade física dos discentes e docentes que participaram da ação. É importante lembrar também que os jogos são instrumentos lúdicos que estimulam o raciocínio lógico dos alunos. Avalio que a escolha foi acertada e que a experiência, certamente, contribuirá para o processo de ensino e aprendizagem dos discentes envolvidos”, finalizou.