IFRO realiza parceria com TRE no Projeto Patrulha Eleitoral

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 11h22 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 11h22 | Acessos: 1286

Patrulha Eleitoral 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), o curso de formação “Patrulha Eleitoral”. A capacitação foi ministrada pela Secretária da Escola Judiciária Eleitoral, Elizeth Afonso de Mesquita, no auditório do campus, durante cinco dias, em meados do mês de agosto e contou com a participação das turmas dos Cursos Superiores de Gestão Comercial e de Gestão Pública.

O projeto, que já existe desde 2006 no TRE, objetiva intensificar a participação política dos estudantes e, especialmente nesta etapa, estimular a fiscalização da atuação dos eleitos, complementando o ciclo de aprendizado para a cidadania plena, que não se resume apenas ao direito/dever de votar e escolher seus representantes, mas principalmente de acompanhar suas atividades. Busca-se sobretudo a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres políticos, conhecedores dos mecanismos de controle estatal.

A idéia de realizar o curso para os estudantes do IFRO surgiu durante evento realizado no campus, em maio de 2019, a IV Jornada Tecnológica e Profissional, na qual a Secretária da EJE e também Secretária de Gestão de Pessoas do TRE, ministrou a palestra “Cidadania política como elemento de mudança”. A partir daí foram feitas as tratativas para se realizar a formação “Patrulha Eleitoral” no Campus Porto Velho Zona Norte.

De acordo com a Técnica Judiciária do TRE-RO, Eliane Possamai Leite, a experiência no IFRO tem se mostrado uma oportunidade de discussão e de produção de conhecimento. “Os alunos são participativos e acreditamos que o conteúdo do Projeto Patrulha Eleitoral possa não só complementar o muito que já sabem sobre a estrutura organizacional e administrativa do Estado, ajudando-os na tomada de decisões e na adoção de posturas socialmente participativas, como também torná-los multiplicadores desse conteúdo junto aos núcleos sociais dos quais façam parte”, disse.

A estudante Isabela Pimentel, do 4º período do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública participou da formação e comentou que os assuntos que os acadêmicos aprenderam na capacitação vão ao encontro com as disciplinas de Direito Administrativo e Direito Constitucional que estudam nas graduações no IFRO.  “Estamos vendo essa aplicabilidade diretamente na atuação dos políticos, como é a questão do voto e como isso influencia no que a gente tem na nossa vida política. Estamos aprendendo a colocar tudo o que a gente viu em sala na nossa vida política, para ser melhor, pra fazer as decisões dos votos e ver até como a gente pode ter esse controle pós-eleição. Saber quais são os nossos direitos e deveres, é bem interessante”, definiu a acadêmica.

• Patrulha_Eleitoral_1
  • Patrulha_Eleitoral_2