Projeto Cores em Ação estimula pinturas com inspiração regional

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 11h23 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 11h25 | Acessos: 1481

Exposicao do Projeto Cores em AcaoExposicao do Projeto Cores em Acao 6A partir da inspiração nas belezas e características regionais do estado de Rondônia e da região Norte, foi desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, o Projeto Cores em Ação.

A iniciativa teve início no ano de 2018 e objetiva estimular os jovens a se desenvolverem na arte da pintura. Segundo o idealizador do projeto, Professor Miguel Zamberlan, a primeira parte do projeto de extensão ocorreu durante o CONPEX/IFRO (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão), quando as pessoas puderam ter a experiência de pintar. Executado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o projeto começou com uma oficina realizada no pátio da cantina, onde foram disponibilizadas telas para aqueles que desejassem participar. Nessa primeira fase, em dois dias de atividade, foram pintadas 60 obras.

Já na segunda parte do projeto, estudantes do campus tiveram aulas de pintura, sob a orientação da Artista Plástica Gleyciane Prata, que repassou conhecimentos teóricos, treinamentos e muita prática. E o terceiro momento do projeto foi realizado durante a IV Jornada Tecnológica e Profissional do IFRO. Houve a exposição do resultado final dos trabalhos, aberto ao público, para melhor conhecimento e apreciação das obras produzidas pelos participantes.

“Observou-se que as pessoas sentem a necessidade de se expressar de alguma forma. Vivemos em mundo tão cheio de problemas e em uma sociedade que cobra tanto de cada um, que é preciso ter um refúgio muitas vezes. Por exemplo, atualmente a saúde mental está tendo mais atenção e sendo levada a sério, pois nunca houve tantos casos de pessoas com depressão como nestes últimos anos. A arte pode ser um caminho para o auxílio de tratamentos, mas é preciso que se tenha uma melhor visão e conhecimento sobre os benefícios que ela pode oferecer”, comentou Gleyciane.

“A arte é importante para o indivíduo, seja em forma de música, dança ou plástica, que foi o objeto deste projeto de extensão. Mesmo às vezes não sendo tão valorizada, ela está presente em nossa vida e pode fazer a diferença”, afirmou a Professora de Música, Kenia Freitas, que auxiliou na escrita do projeto e acompanhou a sua execução. Também participou do projeto o Diretor de Artes Cênicas, Ícaro Alexsander Costa.

“Agradecemos a todos que colaboraram com o projeto, desde a direção até os alunos que participaram ativamente. E aos alunos deixamos nosso incentivo, para que eles nunca desistam e continuem sempre se desenvolvendo nessa área tão especial”, concluiu Kenia.

• Exposicao_Projeto_Cores_em_acao
  • Exposicao_Projeto_Cores_em_acao_4