Campus Porto Velho Zona Norte realiza mais uma etapa do Projeto GO IFRO ZN

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 16h33 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 16h34 | Acessos: 2261

Campus Zona Norte Gincana 11

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou, no sábado (30/03), mais uma etapa do projeto GO IFRO ZN.  A Gincana iniciou às 8h30 da manhã e reuniu aproximadamente 80 estudantes dos cursos técnicos de Administração, Finanças, Recursos Humanos, mais 17 servidores e oito alunos voluntários dos cursos noturnos, distribuídos nas atividades desenvolvidas na organização da Gincana.

Pela manhã foram realizadas diversas atividades com o objetivo de integrar os estudantes. Inicialmente, as equipes foram formadas e distribuídas nas salas onde foram realizadas as competições. Diversas modalidades simultâneas foram disputadas: xadrez, dominó, vôlei de balão, corrida de ovos, corrida de saco e muitos outros jogos e brincadeiras que divertiram os participantes.

No final da manhã foi oferecido um lanche para os estudantes e foram divulgados os primeiros resultados. Na sequência as equipes  competiram nas modalidades coletivas: “Grito de Guerra”, “Soletrando” e “Apresentação Artística”.

A aluna Gabriela Emanuele Barros Carvalho comentou: “Sou do curso de Finanças vespertino e estou na gincana, participando. É um projeto muito legal que estão desenvolvendo aqui, motivando os alunos a terem mais conhecimento e melhorarem cada vez mais”.

De acordo com o professor Guilherme Tadaki, o projeto surgiu de uma necessidade que os docentes observaram nas turmas que se formaram em 2018. “Muitos reclamaram que o curso passou e eles não tiveram nenhum atrativo a mais. Então pensamos juntos numa estratégia de um projeto que pudesse melhorar a motivação dos nossos alunos dos cursos concomitantes e pudesse também integrar as turmas. Porque a cada dia nós temos cursos diferentes então quem tem aula na segunda-feira não tem contato o pessoal da quinta-feira. O objetivo do projeto é sair das quatro paredes e demonstrar, através de novas formas de metodologia, experiências que possam marcar a vida desses alunos, durante o tempo que eles terão aqui com a gente no campus”, comentou.

Sobre o projeto

O projeto GO IFRO ZONA NORTE está sendo realizado em três etapas: a primeira é a Ação Social, na qual os alunos estão arrecadando alimentos não perecíveis e roupas usadas, mas em bom estado de conservação, para que possam ser utilizadas. A segunda etapa consiste na Gincana, que está promovendo recreação, trabalho em equipe e diversão. A última etapa será realizada em abril, um Workshop, em que as seis turmas apresentarão palestras sobre temas do próprio curso, para alunos do 9º ano e do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas, que futuramente serão os novos alunos do IFRO.

“A proposta é que nossos próprios estudantes divulguem para a comunidade externa os cursos que ofertamos no IFRO. No final, a equipe vencedora das três etapas que somar mais pontos, ganhará uma visita técnica em Cacoal, onde conhecerão cinco empresas, cinco realidades diferentes, onde poderão conhecer os donos e terão acesso à história de vida e de luta desses empreendedores. Eu creio que isso irá marcar muito a vida deles”, comentou o professor Guilherme.

“É importante porque a proposta do projeto é integrar mesmo o pessoal ao campus, todos os estudantes, de uma forma dinâmica, a gincana tem essa proposta e motiva eles mesmos a buscarem resultados melhores e integrar com os demais estudantes”, comentou Samuel dos Santos Junio, Diretor-Geral Substituto.

A Assistente de Alunos Ilma Paula, Coordenadora da CAED disse que “[...] o evento de teve o objetivo de integrar os alunos, promover o trabalho em equipe e o espírito de colaboração. E isso veio tanto da equipe de servidores quanto da equipe de discentes. Nosso evento está sendo maravilhoso e espero que nós tenhamos mais momentos assim”.

• Campus_Zona_Norte_-_Gincana_1
  • Campus_Zona_Norte_-_Gincana_10