Campus Zona Norte realiza Workshop de Elaboração de Materiais Visuais

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 16h40 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 16h50 | Acessos: 1542

Workshop DEPEaD 1

O Departamento de Produção de Educação a Distância (DEPEaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou  o “Workshop de Elaboração de Materiais Visuais”, ofertado a todos os professores da unidade.  O evento ocorreu nos dias 19 e 25/03, no auditório.

A iniciativa surgiu devido solicitações de professores pedindo auxílio para modelagem de slides e apresentações para as aulas. O curso foi criado para orientar quanto aos aspectos visuais, de diagramação e de linguagem, de modo a capacitar os professores para a elaboração dos próprios materiais de apoio às aulas.

Com mais de seis anos de experiência na produção das aulas EaD do Campus Zona Norte, o DEPEaD pôde identificar algumas dificuldades encontradas com frequência nas gravações das aulas e desenvolver este workshop, com dicas para os professores de como sanar alguns problemas na elaboração destes materiais.

O curso iniciou com a apresentação da Programadora Visual, Fernanda Chaibub, que falou a respeito da composição visual dos slides, da utilização de imagens disponíveis em sites da internet e o cuidado que se deve ter com os direitos autorais. Fernanda também comentou a respeito do papel do professor, “que deve ser sempre o centro da aula. Os slides e outros recursos devem apenas servir de apoio para conteúdo que está sendo ensinado”.

Em seguida, foi a vez da Revisora de Textos, Laura Massunari, que trouxe uma reflexão sobre os aspectos linguísticos, da escolha do melhor uso da linguagem, de forma a atingir o aluno e transmitir o conhecimento de forma precisa. A terceira parte do curso foi ministrada pelo Diagramador, Carlos Alessandre, que abordou questões de tipografia, espaçamento, alinhamento de texto e uso de cores.

“O curso foi interessante, pois os professores, de uma maneira geral, não possuem algumas informações e conceitos básicos para melhorar a parte visual de apresentação de cada material que eles utilizam em sala de aula e até em slides para televisão no sistema EaD. Então, a gente trouxe algumas informações interessantes de conceitos básicos de design, para poder melhorar o desempenho de cada professor na elaboração de seus materiais”, comentou Carlos.

O professor Alecsandro Marian da Silva participou das aulas e avaliou as atividades.“Como professor, foi muito importante, pois a gente apresenta os slides, posta no Ambiente Virtual de Aprendizagem e agora com essas orientações do DEPEaD,  a gente tem como fazer um slide bem feito, garantindo o respeito aos direitos autorais de quem a gente pega as imagens, resultando em um material de qualidade”, disse.

Esta foi a primeira edição do curso, que passará a fazer parte da semana de Planejamento Pedagógico, realizado todo início de semestre, na preparação dos professores para o desempenho de suas atividades letivas.

• Workshop_DEPEaD
  • Workshop_DEPEaD_1