Professores criam Projeto GO IFRO Zona Norte

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 17h39 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 18h02 | Acessos: 1900

Campus Zona Norte GOIFRO

Com o objetivo de promover maior integração entre os alunos e estimular a participação nas atividades do Campus Porto Velho Zona Norte, um grupo de professores criou o projeto GO IFRO-Zona Norte. A proposta vai envolver alunos dos cursos Administração, Finanças e Recursos Humanos concomitantes ao Ensino Médio, uma vez que os mesmos possuem apenas um dia da semana com atividades presenciais, portanto os estudantes só têm esse dia para se encontrar, interagir e conviver no espaço do campus

Diante deste fato, o grupo de professores percebeu a necessidade de realizar atividades que fizessem os discentes se sentirem pertencentes ao IFRO, ao Campus Porto Velho Zona Norte. Elaborou-se então o projeto que visa aumentar a motivação dos estudantes nos estudos, estimular o interesse deles pelos cursos em que estão matriculados e fortalecer o anseio pela formação técnica.

A proposta foi pensada de forma dinâmica e criativa, trabalhando com habilidades e competências de uma maneira divertida, para atrair o público pretendido. O projeto está dividido em três etapas: Ação Social, Gincana e Workshop.

A Ação Social tem como objetivo a arrecadação de roupas e alimentos não perecíveis para a doação, uma forma de estimular o trabalho social e ajudar a comunidade externa. A Gincana será composta por jogos atividades que visam estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a recreação. Na etapa do Workshop as turmas dos cursos serão divididas em até 4 equipes, cada uma em sua área de conhecimento, para realizar pesquisas bibliográficas sobre temas previamente definidos pelos coordenadores dos cursos, para apresentarem a alunos de escolas públicas do 9° ao 1° ano, como forma de divulgação dos nossos cursos ao futuro público.

Todas as atividades valerão pontos para compor a nota final de cada equipe. Ao final de todas as etapas, as notas serão somadas e uma equipe será eleita vencedora. A equipe vencedora participará da 4ª e última etapa, que será uma visita técnica a cidade de Cacoal (RO), onde se pretende, realizar um cronograma de até 5 visitas técnicas em empresas locais, com palestras ministradas pelos proprietários de cada empreendimento. Enfim, uma experiência de grande valor para a comunidade acadêmica.

O professor Guilherme Tadaki, coordenador do projeto, relata que: “O início do projeto está muito animador, os alunos estão bem motivados e buscando estratégias constantes para vencer cada etapa. O projeto GOIFRO ZN, surgiu de uma experiência muito marcante, onde levamos algumas turmas para conhecer um empreendimento local de Porto Velho, e os alunos voltaram maravilhados em poder verificar de perto a aplicação de tudo aquilo que foi visto durante as aulas. A nomenclatura do projeto reflete a necessidade que nós presenciamos de perto – O GOIFRO ZN, em português “Vamos IFRO ZN” – nasce em um momento de reflexão, onde precisamos quebrar a barreira das quatro paredes de uma sala de aula e buscar aplicar métodos que possam de fato produzir uma experiência única aos nossos estudantes”.

O professor Alecsandro Marian, que também é coordenador do projeto, diz que “[...] é gratificante fazer parte de um projeto que visa despertar o interesse dos alunos em participar das atividades extracurriculares do campus, que envolve ação social, recreativa e de ensino. Estamos felizes com o feedback que estamos recebendo dos colegas professores, técnicos e alunos que abraçaram a ideia com muita dedicação. A nossa expectativa é de que o projeto alcance a sua finalidade que é impactar a vida dos alunos, e que isso traga resultados positivos, tanto para o campus como para os participantes”.