Campus Zona Norte realiza palestra sobre tecnologia e sociedade

Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 16h15 | Última atualização em Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 16h24 | Acessos: 1311

Palestra Tecnologia e Sociedade 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, sediou no dia 14/02 a palestra “Tecnologia e Sociedade”, ministrada pelo professor doutor em Ciências Sociais da USP, Marco Antônio de Almeida. O evento reuniu professores, servidores e estudantes dos cursos Técnico em Informática para internet (2º período), Superior em Redes de Computadores (1º e 5º períodos) e Superior em Gestão Pública (3º e 5º períodos).

O palestrante trouxe ao público uma reflexão a respeito de como as novas tecnologias vêm influenciando a sociedade desde os tempos passados até os dias de hoje, além de destacar o impacto que elas vêm exercendo em nossas vidas.

De acordo com Marco Antônio, está havendo uma redefinição dos laços sociais pelos quais as pessoas se relacionam e interagem.  As pessoas alternam momentos de interação umas com as outras de modo virtual ou de modo presencial. Estão todos tendo que se readequar, desde as empresas até as instituições de ensino, por conta dessas novas tecnologias e suas formas de interação.

“A Palestra foi muito importante para que os alunos pudessem ter uma visão de como a tecnologia veio, já está aí e veio pra ficar, mas principalmente para reconhecermos os seus benefícios em termos de produtividade, interatividade e os seus aspectos negativos, como o fato de as pessoas estarem vivendo grande parte de suas vidas de maneira virtual”, comentou o professor de Informática, Marcel Rios, que levou a sua turma para assistir a palestra.

O palestrante também falou a respeito da grande quantidade de conhecimento disponível atualmente.  “As pessoas estão conectadas o tempo todo e têm acesso à informação em tempo real. Hoje uma pessoa comum tem acesso a uma enorme quantidade de informações e conhecimento, mas ela não dispõe de tempo suficiente para absorver todo esse conhecimento. Ela vai ter que optar, fazer uma escolha do que ela vai acessar”, comentou Marco.

A palestra abordou ainda como alguns países estão lidando com essas novas tendências e como a educação está se adaptando a essa nova era, utilizando metodologias híbridas que mesclam atividades presenciais com atividades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. “Estão todos tendo que se readequar, desde as empresas até as instituições de ensino, por conta das novas tecnologias”, disse o palestrante.

• Palestra_Tecnologia_e_Sociedade_1
  • Palestra_Tecnologia_e_Sociedade_2