Campus Zona Norte inicia a Pós-Graduação em Gestão de Educação a Distância

Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 17h17 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 19h30 | Acessos: 2719

Aula Inaugural pos Gestao de EaD 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, deu início ao novo curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão de Educação a Distância. Na segunda-feira 27/08, foi realizada a aula inaugural no auditório do campus e na ocasião foram apresentados alguns dos professores que compõem o quadro de professores da especialização.

O curso de Pós-Graduação em Gestão de Educação a Distância tem a duração de 18 meses com aulas presenciais e atividades a distância, realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tem como objetivo habilitar profissionais para atuar na educação a distância nas esferas de planejamento, implantação, gestão e metodologias. O profissional formado poderá atuar em instituições que oferecem cursos a distância nas mais diversas modalidades de ensino, tendo como atribuições: a gestão dos cursos em EaD, a formação e coordenação de equipes (tutores e professores), a escolha da plataforma de ensino, a definição do conteúdo, o acompanhamento e monitoramento das ações de comunicação e aprendizagem, bem como da avaliação dos resultados.

Os alunos presentes tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras relacionadas à Educação a Distância. A primeira foi ministrada pelo Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Miguel Zamberlan, com o tema: “Desafios, possibilidades e perspectivas na gestão da Educação a Distância”. A segunda palestra foi ministrada pela Chefe do Departamento de Produção de EaD (DEPEaD), Ariádne Joseane Felix Quintela, falando a respeito do “Gerenciamento e Estruturação do DEPEaD”. A mesa da aula inaugural ainda contou com a presença do Diretor Substituto da Diretoria de Educação a Distância do IFRO (DEAD), Marcelo Caires Luz, do Chefe do e Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Ronilson de Oliveira.

De acordo com a coordenadora do curso, Patrícia Feitosa Basso, “com o  crescimento do uso das tecnologias digitais e também na procura por cursos oferecidos na modalidade a distância, torna-se necessário formarmos gestores capacitados e especializados para atuação nesse contexto; profissionais preparados para planejar, executar, dirigir, tutorar, avaliar e dominar os recursos e processos da Educação a Distância”.

Nesta nova oferta da pós-graduação, alguns dos estudantes são profissionais que já atuam na EaD e que se inscreveram para adquirir mais conhecimento e capacitação, como é o caso do servidor Deivid da Silva Barros que trabalha diretamente na Educação a Distância do IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte. Ele comenta: “as palestras nos trouxeram uma perspectiva da realidade da EaD dentro do nosso Instituto e dentro dos institutos que ofertam. A gente percebe que tem uma carência de formação dos profissionais e ao mesmo tempo existe uma demanda pra esses profissionais. Então a Pós em EaD vem justamente para suprir essa demanda na questão de formação. Muitas vezes a gente trabalha dentro da EaD, mas não tem aquela formação específica. A proposta desta pós é também fazer com que a gente pesquise mais, tenha mais proposta de ensino e tenha mais proposta de evolução da EaD dentro do Instituto Federal de Rondônia”.

• Aula_Inaugural_pos_Gestao_de_EaD_2
  • Aula_Inaugural_pos_Gestao_de_EaD_3