Campus Porto Velho Zona Norte realiza III Festival Cultural

Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 19h30 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 12h25 | Acessos: 1778

III Festival Cultural 12

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou no sábado (25/08), a 3ª edição do seu Festival Cultural. O evento ocorre anualmente na própria unidade, localizada na Avenida Jorge Teixeira, com o objetivo de proporcionar cultura e lazer para a comunidade acadêmica, familiares, amigos e público em geral.

A ideia do evento surgiu inspirada nas festas juninas, na cultura da roça e nos arraiais. No decorrer do planejamento e do desenvolvimento da proposta, decidiu-se criar um festival que apresentasse diversas formas de expressão artística, como a dança, música, poesia e outras, valorizando os aspectos da cultura regional. Em todos os anos, a programação prestigia os grupos locais de quadrilha, Boi e outras manifestações de danças populares. Para as apresentações de música são convidados cantores e músicos do município, que têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho. Nas barracas são servidas comidas típicas variadas: doces, bolos e pratos típicos, organizadas pelos próprios estudantes.

Este ano o Festival contou com a colaboração de diversos grupos que fizeram apresentações: o Carimbó SESC da 3ª Idade, a Quadrilha Mirim A Roça é Nossa, Quadrilha JUABP, a dança indígena Guerreiros Watiku-Mayakan, o cantor Sílvio Junior e os grupos de dança Revolution e Furacão Dance. Nas barracas ocorreu também a exposição e a venda de produtos artesanais da Cooperativa Açaí, que faz parte de um projeto de extensão tecnológica do campus.

O Festival Cultural foi um momento de grande integração para o campus, com estudantes e servidores trabalhando juntos na organização. A noite de apresentações foi marcada pela confraternização, diversão e interação entre os participantes.

A organizadora do evento, professora Marialva de Souza Silva, ressaltou a relevância das atividades. “O Festival Cultural é um evento bem importante para o campus, porque busca uma aproximação com a comunidade externa, oferecendo uma opção de cultura e lazer. Sabemos que os direitos culturais estão previstos na própria Constituição Federal, que é a Norma Suprema e Fundamental da nação brasileira, ainda, direitos culturais estão expressamente previstos na Declaração de Direitos Humanos, pois se trata de uma questão de dignidade da pessoa humana”, informou.

Os alunos aprovaram as atividades culturais promovidas pelo campus. “Achei bom, bem legal. A gente relaxa e sai um pouco da sala de aula para espairecer. Foram bem ‘top’ as apresentações!” comentou Lívia Vitória, aluna do 1º Período do Curso de Informática para Internet.

Outra estudante que aproveitou o evento foi a aluna Mirella Amaro, do Curso Técnico em Computação Gráfica. “Gostei muito das apresentações. O preço das comidas, das barracas, não era nada exorbitante. Eu tenho pouco tempo no dia a dia com a minha família. Foi um momento especial para mim, um momento meu com a minha família”, disse.

De acordo com Alberto Bruno de Oliveira, Chefe do Departamento de Extensão (DEPEX), “O Festival Cultural é um evento que já virou tradição dentro do calendário escolar do campus. Um evento que contou com a participação efetiva de servidores e alunos dos mais diversos cursos, onde cada um executou alguma função, tanto na elaboração dos adereços para decoração, quanto na organização de mesas, cadeiras e barracas para o Festival. Agradecemos a todos que nos apoiaram, como a Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) que enviou apresentações artísticas, engrandecendo ainda mais o evento”.

O Festival Cultural é um projeto de extensão do Departamento de Extensão do Campus Porto Velho Zona Norte, que prevê, além da noite de apresentações que foi realizada no dia 25/08, outras atividades para serem realizadas ao longo do 2º semestre, como oficinas e apresentações culturais, entre elas uma oficina de Origami (arte de criar objetos e formas com dobraduras no papel).

• III_Festival_Cultural_104
  • III_Festival_Cultural_12