Campus Porto Velho Zona Norte atua para encaminhamento ao estágio obrigatório

Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2018, 11h08 | Última atualização em Sexta, 06 de Julho de 2018, 11h08 | Acessos: 893

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Zona Norte, vem trabalhando para encaminhar os estudantes aos estágios de cunho obrigatório. O estágio é pré-requisito para a conclusão de todos os cursos ofertados no campus. No momento, cerca de 120 alunos estão realizando o estágio, e até dezembro há uma previsão de serem colocados mais 150 estudantes. Com a Coordenação de Integração Escola, Empresa e Comunidade (CIEEC) mantendo atualmente parceria com cerca de 10 empresas, entre elas, órgãos do governo e empresas particulares.

O trabalho da Coordenação consiste em procurar novas parcerias e preservar as já em andamento, através de contato direto com os representantes de cada instituição, para que elas possam manter essas vagas de estágio sempre à disposição do campus e assim facultar uma rotatividade de estágios, para que todos os nossos alunos tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência prática. Segundo a Coordenadora do CIEEC, Geliane Dornelles de Morais, o estágio é uma oportunidade de colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula. “Para a maioria dos nossos estudantes, o estágio é também a primeira experiência de um possível trabalho que eles possam desenvolver no futuro. Ou seja, no estágio eles têm o primeiro contato com o que é trabalhar em uma empresa, ter um chefe, como acontece toda a parte burocrática, desde o princípio até a finalização de um produto ou de um atendimento ao cliente”, afirma.

No caso de estagiários com necessidades específicas, a CIEEC procura estabelecer contato com empresas que possuam experiência em atender esse público específico. E também é possível recorrer à Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia (FEDER) e solicitar esse suporte na procura de empresas com boa acessibilidade.

Como único requisito que faltava para concluir o curso Superior em Gestão Pública com êxito, a acadêmica Suelen Cristine Cortez de Carvalho realizou seu estágio após trabalho conjunto do IFRO e da FEDER. “Eu entrei em contato com a equipe da Federação para tentar conseguir uma vaga lá ou se eles poderiam encaminhar para outro local que tivesse disponibilidade e fosse adequado para a aluna fazer o estágio”, explicou Geliane.

Através deste contato, foi informada que a Escola Estadual Castelo Branco poderia receber a estudante para estagiar, pois eles já atendem alunos com deficiência visual no Ensino Médio. “Inclusive coincidiu de a aluna Suelen ter concluído seu Ensino Médio nesta mesma escola. Entramos em contato com o diretor, o senhor Jeferson Sales, e ele aceitou recebê-la novamente, agora como estagiária”, disse Geliane.

Ela afirma ainda que o IFRO, como instituição integrante da Rede Federal, tem consciência do papel social que precisa desempenhar para que seja possível a construção de uma sociedade menos desigual, mais autônoma e solidária. Ainda conforme a coordenadora do CIEEC do Campus Porto Velho Zona Norte, a equipe atuou com apoio da família com a finalidade de dispor uma estrutura necessária para que a aluna tivesse um estágio satisfatório, a ser ofertado em órgão público ou em alguma empresa prestadora de serviços a um órgão público.