Alunos do Campus Zona Norte participam de atividades de encerramento do primeiro semestre

Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 19h34 | Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 19h45 | Acessos: 1739

Palestra 2

Os alunos do curso técnico concomitante em Computação Gráfica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participaram de duas atividades práticas na última semana de aulas do primeiro semestre de 2018.

Na última quarta-feira (20) os alunos participaram de uma palestra sobre BIM (Building Information Modeling) com o profissional Carlos Campelo. O conceito trabalhado na palestra (Modelagem da Informação da Construção, em português) é novo quando se trata de projetos para construções.

Diferente do desenho usual em 2D, uma mera representação planificada do que será construído, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. Numa comparação simples, seria como abandonar a ideia de fazer o planejamento desenhando mapas e trabalhar diretamente com maquetes.

“É importante trazer palestras e pessoas que já estão atuando no mercado de trabalho para motivar os alunos e direcioná-los a mais áreas profissionais. Com o conhecimento em BIM o aluno teve contato com algo que hoje já é realidade no mundo inteiro”, disse a professora coordenadora do evento, Daniela Carneiro dos Santos.

Os alunos gostaram da oportunidade, onde interagiram com o palestrante. “A palestra possibilitou ampliar a minha visão sobre a profissão e me inspirou bastante para seguir no caminho da Computação Gráfica”, disse o aluno Caio Tavares.

“Gostei muito da ideia de podermos montar, de uma maneira simples, uma planta de uma casa e mostrar ao cliente como ela ficaria por dentro e por fora. Com certeza o BIM é uma ferramenta que utilizarei em todos os meus trabalhos de modelagem”, contou o aluno Pedro Henrique.

Como segunda atividade do dia, os alunos do curso de Computação Gráfica realizaram uma visita técnica na gráfica Imediata, em Porto Velho – RO. O objetivo foi de mostrar na prática as etapas de pré-impressão, impressão e acabamento, estudadas teoricamente em sala de aula.

“A visita técnica foi excelente. Tudo que vimos em sala foi explicado na prática pelo proprietário da gráfica, facilitando o entendimento. Espero que essa atividade gere interesse nos alunos sobre a área de Design Gráfico e impressão e que eles compreendam a importância dos aspectos técnicos para um bom resultado final” disse a professora da disciplina de Design Gráfico, Adriana Cordenonsi.

• Palestra_1
  • Palestra_2