Curso técnico do Zona Norte promove simulação de prática profissional em cooperativismo

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 17h10 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2017, 17h41 | Acessos: 2100

Campus Zona Norte 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, oportunizou aos alunos do Curso Técnico em Cooperativismo Concomitante ao Ensino Médio (Turma 2016/02 - modalidade EaD) a vivência prática do processo de criação e constituição de uma cooperativa.

A atividade, que é componente do Projeto Integrador (Prática Profissional Supervisionada), vem sendo desenvolvida desde o segundo semestre de 2016 nas Escolas Alkindar Brasil de Arouca (Guajará-Mirim) e Paulo Freire (Itapuã do Oeste).

A simulação proposta foi iniciada com a publicação de um edital convocando os alunos interessados em criar uma cooperativa a se reunir, analisar os ramos existentes no cooperativismo, escolher cinco ramos para a pesquisa de mercado e definir seu local de atuação.

Posteriormente, os alunos realizaram uma assembleia geral para decidir o ramo da cooperativa que iriam desenvolver em suas localidades, produziram um banner com os dados pesquisados e fizeram uma apresentação da pesquisa para todas as turmas do 2º ano de suas escolas.

Foi então divulgado um novo edital para a realização da assembleia geral de constituição da cooperativa. Neste dia, os alunos cumpriram todos os ritos requeridos em um evento deste porte: composição de mesa, escolha do presidente, da secretária, apresentação da proposta de Estatuto Social da Cooperativa, discussão e sugestão de emendas pelos demais alunos presentes, votação e aprovação do Estatuto e do Conselho de Administração.

Por fim, o presidente escolhido organizou todos os documentos exigidos pela Junta Comercial do Estado de Rondônia (JUCER) e se apresentou no órgão para registrar a cooperativa.

Todo este processo foi realizado para que os alunos do curso técnico em Cooperativismo pudessem experimentar na prática alguns dos processos necessários para a abertura de uma cooperativa.

• Campus_Zona_Norte__1
  • Campus_Zona_Norte__2