IFRO capacita professores para aulas em EaD

Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2016, 08h57 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 11h13 | Acessos: 1080

Esta semana, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza a Formação de Professores para TV, noCampus Porto Velho Zona Norte. A capacitação para os professores da rede estadual de ensino encerra nesta próxima sexta-feira (26) e faz parte do convênio firmado entre o IFRO e o governo do Estado para possibilitar a mediação tecnológica aos alunos da rede estadual e ofertar cursos técnicos, via EaD.

O curso tem duração de 20 horas e o objetivo é ensinar os professores a lidar com as câmeras para aperfeiçoamento do ensino aplicado à distância. No final das atividades os professores atuarão na prática com gravações de aulas no intuito de realizarem um treinamento “estamos tendo dicas de como ensinar fora das salas de aula, lidar com a falta de alunos”, explicou Luci Peter professora de matemática do Estado.

Segundo ela, embora já tenha feito gravações de vídeos curtos, a experiência está sendo bem diferente “tem sido bastante produtivo e vai acrescentar muito. Outras portas se abrirão”, ressaltou. Além disso, as aulas proporcionarão o atendimento de alunos em localidades muito distantes “atender àqueles em áreas de difícil acesso, pois a educação de qualidade não chega até lá, e um maior número de alunos terão acesso a essa educação”, concluiu Luci.

Ainda segundo informações, os professores foram selecionados aos pares para atuarem nas aulas ao vivo. Dentre os temas a serem abordados durante a formação, os professores aprenderão sobre técnicas de jornalismo, aparência e postura, respiração e fonoaudiologia, recursos de mídia, produção de aulas e slides, gravação e correção final do vídeo gravado.