Campus Zona Norte realiza aula inaugural do Curso Superior em Tecnologia de Gestão Comercial

Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2017, 19h55 | Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2017, 20h11 | Acessos: 2505

Aula inaugural Gestão Comercial IFRO 7

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou na quinta-feira (27) a aula inaugural do Curso Superior em Tecnologia de Gestão Comercial.  O evento ocorreu no auditório do campus e contou com a participação de servidores, acadêmicos do novo curso e também de estudantes da nova turma do Curso Superior em Tecnologia de Gestão Pública.

Marcaram presença na aula inaugural o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, o Diretor Regional do SENAC/RO, Hilton Gomes Pereira, o Diretor Regional do SESC (RO), Waldyr Fernando Bastos Ferreira e a Consultora Executiva da Fecomércio(RO), Cileide de Macedo Vitorino. “Gestão Comercial vinha sendo apontada como demanda desde a implantação do Campus Zona Norte, que tem uma atuação forte na área de serviços. É um curso que nenhuma instituição pública ofertava e é uma oportunidade para o IFRO contribuir com a cadeia produtiva e também comercial de Rondônia. Em Porto Velho, o maior empregador é o Estado e o segundo é o comércio. Então o IFRO vem suprir essa demanda, com Gestão Pública consolidada, atendendo ao principal empregador que são os três entes públicos e agora Gestão Comercial atendendo o segundo maior empregador do nosso município”, destacou o reitor.

No evento, a professora e coordenadora do curso, Angelina Licório, forneceu as orientações básicas do funcionamento do curso de Gestão Comercial e apresentou o quadro de professores. “Esperamos com esse curso contribuir com a gestão e incorporação de novas tecnologias na gestão comercial; desenvolver a capacidade empreendedora de nossos alunos; despertar o interesse pelo estudo continuado e contribuir, é claro, com o desenvolvimento econômico e social da nossa região” comentou.

Sobre o curso

O Curso surgiu no processo natural de desenvolvimento e expansão do Campus Porto Velho Zona Norte e veio atender a uma demanda de interesses identificada em uma pesquisa realizada, ainda no ano de 2012, por professores da unidade. A partir de dados estatísticos sobre o contexto socioeconômico constatou-se  a importância econômica da cidade de Porto Velho para a região e identificou-se o comércio como uma das principais atividades econômicas para o município, com destaque para o setor varejista. Verificou-se também que a população é predominantemente jovem e a maioria da população economicamente ativa não possui formação superior. Este fato, aliado à carência de oferta de vagas de educação superior gratuita (pública) para este setor, levou o IFRO a iniciar o processo de construção e implantação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.

• Aula_inaugural_-_Gestão_Comercial_-_IFRO_1
  • Aula_inaugural_-_Gestão_Comercial_-_IFRO_2