Zona Norte adota metodologia de ensino por projetos em curso técnico

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 19h30 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 12h26 | Acessos: 2734

Campus Zona Norte Projeto Integrador 1

O Curso Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Zona Norte, utilizando a metodologia de ensino por projetos, adotou em seu processo de construção de conhecimento o “Projeto Integrador”.

Esta atividade, segundo a coordenação do curso, tem como objetivo trazer para os estudantes situações reais da administração. O projeto é realizado nos três primeiros períodos do curso. Na primeira fase os alunos realizam diagnósticos em algumas empresas selecionadas buscando identificar os elementos estudados em sala de aula. Com esta abordagem os alunos entram em contato com a realidade organizacional das empresas.

No segundo período os alunos elaboram um plano de negócios e no terceiro período efetivamente montam uma empresa. O projeto evolve todas as disciplinas do curso e equivale a 40% das notas de todas elas. No fechamento deste primeiro semestre letivo de 2017 os alunos apresentaram os resultados de seus trabalhos.

“Podemos dizer que essa primeira etapa foi um sucesso para o aprendizado dos alunos no que diz respeito ao contato com a realidade empresarial. As empresas estudadas estão contribuindo bastante com o processo de aprendizado dos alunos e merecem nosso reconhecimento e gratidão”, avalia a professora Angelina Licório, coordenadora do curso.

“Eu acho uma ideia muito boa, pois na sala de aula estudamos somente a teoria, mas quando vemos o papel do técnico em administração na prática é totalmente diferente, é uma correria, uma responsabilidade muito grande”, diz a aluna Agnes Cristina, que cursa o 1º período.

• Campus_Zona_Norte_-_Projeto_Integrador__1
  • Campus_Zona_Norte_-_Projeto_Integrador__2