Alunos participam de evento no Campus Zona Norte

Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2017, 11h50 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 09h21 | Acessos: 2687

Debate sobre Reforma da Previdência no Campus Zona Norte 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, promoveu o “Gestão Pública em Pauta” nessa terça-feira (03). O evento, direcionado aos alunos do curso Superior em Gestão Pública, contou também com a participação de alunos do curso Técnico em Administração. Foi tema do debate entre os convidados e alunos participantes “A Reforma da Previdência”.

Durante a conversa, os alunos puderam realizar perguntas aos convidados, sanando algumas dúvidas que eles vinham trazendo para as aulas e levantando questões mais profundas sobre o tema. Integraram a mesa-redonda o professor de Administração da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Carlos André da Silva Muller, o Ouvidor-Geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Elton José Assis, o economista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Luiz Carlos de Araújo, e os professores do IFRO – Campus Zona Norte, Aloísio Reis e Denise Ton Tiussi, que realizaram a mediação do debate.

Para o professor Carlos André, a reforma da Previdência não está sendo bem apresentada para a sociedade, sendo pouco divulgados os impactos que ela provocará bem como as justificativas para sua realização. “É necessário irmos além da lógica simplista, da simplicidade dos argumentos que nos são mostrados através da mídia. Infelizmente falta um diálogo amplo com a sociedade sobre este assunto. Precisamos compreender bem a reforma e seus impactos para que possamos formar uma opinião mínima e ter um posicionamento fundamentado”, disse.

O economista Luiz Carlos recomendou a todos os presentes que repensem seu planejamento para a aposentadoria e que estudem ao menos os princípios básicos de Educação Financeira para melhor se prepararem para o futuro. Conforme a aluna do curso superior em Gestão Pública, Ghueisa Ribeiro, o evento foi de grande proveito. “Para quem está começando agora, que tem pouco entendimento sobre a reforma da Previdência, foi maravilhoso, pois começou do zero, explicando o que é, para que serve e os impactos econômicos que afetarão tanto o setor público quanto o privado. Quem estava sem saber direito o que era essa reforma da Previdência, deu para ter uma boa noção do que poderá acontecer”, concluiu a aluna.

Reforçando a relevância da realização desse tipo de evento no Instituto, a Diretora de Ensino do Campus Zona Norte, Lady Day Pereira de Souza, avalia: “trazer os alunos para uma reflexão das questões que estão acontecendo em nossa sociedade é de fundamental importância para sua formação como cidadãos, incentivando-os a participarem mais efetivamente das decisões sociais, algo que nossa atual sociedade precisa bastante”.

• Debate_sobre_Reforma_da_Previdência_no_Campus_Zona_Norte_1
  • Debate_sobre_Reforma_da_Previdência_no_Campus_Zona_Norte_2