Campus Zona Norte promove Desafio de Lógica

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 18h14 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 09h05 | Acessos: 2425

Campus Zona Norte 2

Na última terça-feira (11), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, promoveu o primeiro Desafio de Lógica. A atividade foi dividida em seis etapas: as três primeiras foram eliminatórias e as três últimas, os duelos decisivos. O exercício consistia em resolver o quebra-cabeça da Torre de Hanói e sua fórmula matemática correspondente (2n-1).

O desafio foi proposto por professores da área de Informática, com a participação de uma turma do curso Técnico em Informática para Internet, e uma do curso Superior em Redes de Computadores. Para o professor Saulo de Macedo, o desafio foi proposto para ser não apenas uma competição, mas também um momento de integração entre cursos diferentes, porém de áreas afins.

Para a professora Naira Arruda, que também coordenou a atividade, o evento superou as expectativas com a grande dedicação e participação dos alunos "pois o grande objetivo do desafio de lógica é justamente estimular o raciocínio lógico, instigar o aluno a criar estratégias para resolver determinado problema, contribuindo para o desenvolvimento da memória e o planejamento dos cursos nos quais estão estudando”, comentou

Torre de Hanói

A Torre de Hanói é constituída de uma base e três pinos. No primeiro pino estão dispostos alguns discos, em ordem crescente de diâmetro de cima para baixo. O desafio consiste em passar todos os discos para o terceiro pino utilizando o segundo como ponto de apoio. A regra é que nunca se pode colocar um disco maior sobre outro menor.

A fórmula (2n-1) determina o número de movimentos necessários para se resolver o problema, onde “n” é o número de discos utilizados. Por exemplo: se forem utilizados apenas três discos, 2³-1=7, ou seja, são necessários sete movimentos para solucionar.

• Campus_Zona_Norte__2
  • Campus_Zona_Norte__3