I Congresso Amazônico de Pedagogia apresenta projetos inovadores em inclusão e ensino de computação
Entre os dias 13 e 16 de maio de 2025, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, sediou o I Congresso Amazônico de Pedagogia (Conape 2025). O evento reuniu centenas de educadores, pesquisadores, estudantes e instituições parceiras com o objetivo de discutir temas urgentes e inovadores sobre a educação na Amazônia.
Com o tema “Inovação, Inclusão e Qualidade no Ensino”, o Congresso promoveu palestras, rodas de conversa e apresentações de trabalhos nos dez eixos temáticos propostos, entre eles: formação docente, metodologias inovadoras, diversidade, inclusão, tecnologia e educação ambiental. A iniciativa, aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), buscou fortalecer a formação continuada de docentes da educação básica e aproximar a produção científica das realidades amazônicas.
Dentre os destaques da programação, estudantes da primeira turma do Curso Técnico Integrado em Informática e do Curso Superior em Sistemas para Internet, orientados por Professores do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação em Computação (GPComp), representaram o IFRO Campus Zona Norte com onze trabalhos voltados à inclusão digital, metodologias ativas de aprendizagem e inovação no ensino de computação.
Os projetos apresentados envolveram o desenvolvimento de jogos educativos, práticas gamificadas e propostas de inclusão de grupos historicamente sub-representados, como meninas e neurodivergentes na área de computação. A orientação ficou por conta dos professores Ivanilse Calderon, Marcel Rios, Mariela Tamada, Felipe Maia, Renato Almeida e Vanessa Araújo. Confira os trabalhos apresentados:
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Desenvolvimento de robôs móveis com visão computacional: um projeto de inclusão e engajamento na robótica educacional
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Robótica educacional como ferramenta de inclusão: incentivando meninas na computação
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Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional: impactos da SAI e PBL no aprendizado autônomo
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A adoção de metodologias ativas para apoiar a inclusão de neurodivergentes no curso Técnico em Informática do IFRO
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Aplicação da plataforma Blooket como ferramenta gamificada de aprendizagem
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Criação de um jogo educativo: aprendendo ativamente e praticando conceitos de computação
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Aprendendo instruções de máquina com o jogo Pares de Comando: uma abordagem lúdica para o ensino de Arquitetura de Computadores
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Gamificação no ensino de processadores: desenvolvimento de um jogo educativo por estudantes do IFRO
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Gamificação como abordagem inclusiva para o ensino de crianças autistas
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TechSisters: uma aplicação para apoiar a inclusão e educação de mulheres na computação
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Desenvolvimento de um jogo educacional no Scratch: aprendendo sobre pipeline na computação
A presença do IFRO no Conape 2025 reforça o papel da instituição como protagonista na transformação da educação na região amazônica. Através do envolvimento ativo de seus estudantes e docentes, o Campus Zona Norte reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, pautada pela inclusão, inovação e valorização da diversidade. Além do IFRO, o Congresso contou com a parceria de instituições como a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed).
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