Estudante do Zona Norte do técnico concomitante ao ensino médio inova com projeto apresentado em simpósio nacional
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Zona Norte, teve representante no Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O estudante Nataniel Andrade obteve destaque com um projeto inovador apresentado durante o evento. Matriculado no Curso Técnico em Informática Concomitante ao Ensino Médio, Nataniel apresentou o trabalho intitulado “MapEdu+: uma plataforma para apoiar a inclusão educacional de pessoas com deficiência e neurodivergentes em escolas públicas”.
A apresentação ocorreu dentro do Laboratório de Ideias, que é parte do EduComp. É um espaço dedicado ao intercâmbio de trabalhos em desenvolvimento, novas propostas e colaborações na área de Educação em Computação. Além de ser oportunidade para que pesquisadores e educadores discutam soluções inovadoras e recebam um feedback qualificado.
Nataniel contou com a colaboração de Marcel Rios, Mariela Tamada e Ivanilse Calderon, todos docentes do IFRO Porto Velho Zona Norte, mais a Professora Lucy Camacho e o estudante João Vitor, ambos da Escola Barão dos Solimões. Ele propôs uma solução inovadora para os desafios enfrentados na inclusão educacional de pessoas com deficiência e neurodivergentes no ensino médio público de Porto Velho (RO).
“A plataforma MapEdu+ é uma ferramenta digital acessível e colaborativa que mapeia escolas com infraestrutura inclusiva e práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Computação. O objetivo é capacitar famílias, estudantes e gestores escolares a tomarem decisões informadas sobre acessibilidade nas instituições de ensino, promovendo equidade e democratização do acesso à computação”, destacou a Professora Ivanilse Calderon.
A Professora Lucy Camacho expressou grande satisfação com o desempenho de Nataniel, destacando seu compromisso e interesse na área, que têm se traduzido em aprendizado contínuo e compartilhamento de conhecimento com os colegas. “O engajamento e o talento do estudante são uma fonte de inspiração para a comunidade acadêmica e acaba incentivando outros jovens a desenvolverem soluções tecnológicas com impacto social”, disse a docente. Os professores do campus do IFRO também manifestaram seu orgulho pelo comprometimento de Nataniel, reforçando a importância de iniciativas como esta para o crescimento pessoal e profissional dos alunos.
A apresentação do projeto ocorreu no dia 31 de janeiro de 2025 e está disponível para visualização no canal do GIECSBC do YouTube: @GIECSBC.
Redes Sociais